Menu

Pesquisar
Close this search box.

Friale prevê: Não haverá grande enchente do rio Acre em 2016

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A possibilidade de uma grande enchente em Rio Branco em 2016, semelhantes às de 2012 e 2015, são quase nulas, informou o meteorologista Davi Friale.
1_friale_política_DSC_0572


Friale se baseia no histórico dos grandes alagamentos do rio Acre. Raramente houve um registro de cheias seguidas na capital.


Por outro lado, ele alerta que uma convergência de fatores naturais pode elevar as águas nos rios da Amazônia: o aquecimento das águas do Atlântico junto ao período chuvoso na região.

Anúncios


“Pelas estatísticas a probabilidade de ocorrer uma nova enchente deste período agora que começa pelo período de chuvas é muito baixo, porque nós já tivemos este ano uma grande enchente. Poderemos ter uma alagação de proporções normais. Uma muito grande enchente eu não acredito. Como eu disse devemos esperar o mês de dezembro e o mês de janeiro quando aí sim nós teremos uma certeza maior por conta do aquecimento das águas do Oceano Atlântico. Se elas ficarem muito quentes aí a probabilidade de ter enchente é grande, mas por enquanto a tendência é de normalidade.”
O pesquisador afirmou ainda que nos próximos dias o rio Acre na capital terá uma elevação em seu nível por causa da ocorrência de chuvas em suas cabeceiras, porém dentro da normalidade.


“Nós teremos chuvas em cima da média, mas nada que possa gerar preocupação. O rio Acre vai subir sim porque essa semana teremos muita chuva, mas nada o suficiente para gerar preocupação.”


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido