Menu

Pesquisar
Close this search box.

Vagner Sales está muito perto de escolher seu candidato a prefeito

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A pré-campanha a prefeito de Cruzeiro do Sul está a todo vapor. As articulações de bastidores das três principais forças políticas do segundo maior município do Acre não param. O ex-deputado federal Henrique Afonso (PSDB) já foi lançado pré-candidato. Por outro lado, o atual prefeito Vagner Sales (PMDB) também tem mexido as suas peças no tabuleiro da sua sucessão. Segundo minhas fontes o ex-deputado federal Ilderlei Cordeiro (PR) está muito próximo de ser ungido o candidato do Vagner. Só falta topar deixar o PR e se filiar ao PMDB. Ilderlei tem mantido contatos constantes com o prefeito, dialogado e negociado a possibilidade de fazer a troca partidária. Se isso acontecer uma das chapas para a disputa da prefeitura de Cruzeiro do Sul seria formada por Ilderlei e Zequinha Lima (PP) que, sem dúvidas, seria muito competitiva.


Obstáculos
O que impede a decisão de Ilderlei é a sua proximidade com o presidente nacional do PR, Alfredo Nascimento. O ex-deputado foi acolhido pela sigla num momento difícil da sua vida pessoal e política e devota gratidão ao partido.

Anúncios


Ponderação
O PR é um dos seis maiores partidos do Brasil. Se houver um desapego do Vagner, mesmo no PR, o nome de Ilderlei deve ser considerado. Afinal, o partido é presidido por um amazonense que conhece a realidade do Acre, tem tempo de televisão e recursos financeiros para ajudar uma candidatura majoritária.


Conversa sincera
Por telefone bati um papo com Ilderlei que me confirmou a delicadeza da situação. De fato tem se aproximado do prefeito Vagner Sales para ser candidato a prefeito. Mas não deseja trocar de partido. A decisão terá que ser tomada até setembro.


Exemplo do passado
Um prefeito apoiar um candidato de outro partido não é novidade na política brasileira. Em 2008, em Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), tinha uma avaliação positiva de 80% e apoiou à sua sucessão Márcio Lacerda (PSB) que ganhou e se reelegeu em 2012 e é o atual prefeito de BH.


União pela vitória
Mas uma decisão parece certa. Ilderlei deverá apoiar o grupo de Vagner Sales mesmo se não for o candidato a prefeito. Assim o senador Gladson Cameli (PP), Ilderlei e Vagner estarão do mesmo lado. Os três têm cacifes políticos consideráveis em Cruzeiro e podem levar a chapa à vitória.


Estratégia
Um outro lance importante que está acontecendo é a filiação de membros do PSDB em partidos aliados a Vagner, PMDB, PP e PSD. Se a debandada do ninho tucano em Cruzeiro for grande ficará difícil para Henrique bancar uma candidatura a prefeito com nomes fracos para disputar a Câmara Municipal.


Tentativa de conciliar
Ilderlei me falou que tem mantido conversações com Henrique. A tentativa é de ter apenas uma candidatura dos partidos que fazem oposição a nível de Estado. Mas particularmente acho muito difícil. Antevejo três forças políticas na disputa.


Nomeação
Conforme a coluna adiantou Zequinha Lima foi nomeado secretário municipal de cultura de Cruzeiro do Sul. O ex-comunista deverá ser um dos articuladores políticos da sucessão de Vagner Sales. A ida dele para o grupo amplia a influência positiva em determinados setores urbanos e da juventude.


Sibá na contramão
Incrível a capacidade do deputado federal Sibá Machado (PT) de cometer erros políticos. Tudo bem que ele é o líder do PT na Câmara Federal. Mas fazer uma defesa disparatada do ex-ministro Zé Dirceu beira a burrice. O próprio PT nacional reagiu com cautela à prisão de Dirceu.


Alvo errado
Os deputados estaduais de oposição vão requentar a CPI da BR 364. Mais contundentes seriam CPIs das Ruas do Povo e da ZPE. Se escarfuncharem esses dois projetos prioritários do atual Governo do Estado vão encontrar muitos “pepinos”.


Dinheiro jogado fora
O caso da ZPE, que tem o pomposo nome de Zona de Processamento de Exportação, é um absurdo. Quatro anos depois de investimentos milionários nenhuma empresa se arriscou a se instalar no local em Senador Guiomard. A ZPE, que custou uma fortuna aos cofres públicos, não exportou nenhum suspiro.


Ruas de lama
O projeto Ruas do Povo realmente conseguiu pavimentar parte das cidades do Acre. O problema é que uma parte das obras tiveram prazo de validade vencida. Ou seja, precisam ser asfaltadas novamente.


Casa da Mãe Joana
Essa história do médico Dr. Rey ou Dr. Hollywood vir se candidatar ao Senado pelo Acre é de arrepiar. O cidadão não suportaria passar uma campanha andando pelo Estado. A não ser que invente até lá um ar condicionado portátil.


Dilma por um triz
Estou em viagem e retorno ao Acre na sexta. No Rio e São Paulo a rejeição da presidente Dilma (PT) impressiona com quem se conversa. Principalmente para quem votou nela. Nunca tinha visto um político errar tanto em tão pouco tempo.

Anúncios


De olho no trono
Enquanto isso, o PMDB vai se articulando para assumir o comando do país com o apoio das forças de oposição. Nesta quinta, 6, o governador tucano de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) fará uma homenagem ao vice-presidente Michel Temer (PMDB).


Desculpas aos leitores
Tirei alguns dias para visitar parentes e amigos no Sudeste. Nesse período não consegui atualizar diariamente a coluna. Escrevi conforme as informações chegavam a mim. Mas partir desta sexta, 7, as atualizações e vídeos da coluna voltarão a ser diários. Peço desculpas aos leitores diários pelos atrasos de atualizações.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido