Menu

Pesquisar
Close this search box.

Museu da Borracha está abandonado

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Na comemoração da 13ª Semana Nacional de Museus, cuja abertura aconteceu nesta terça-feira, 19, em um evento pomposo em frente ao Palácio Rio Branco, a nossa reportagem constatou que, há poucos metros dali, o principal espaço de visitação pública do Acre, o Museu da Borracha, está fechado desde o dia 8 de março de 2013. Apesar de a direção não permitir o registro de imagens, soubemos que o local está totalmente deteriorado e sem dada definida para o anuncio de uma reforma.


O Museu da Borracha foi criado em 1978 por ocasião das comemorações do Centenário da Imigração Nordestina. O local reúne um importante acervo de peças de arqueologia, paleontologia, manuscritos e impressos da história do Acre. Além da exposição permanente, composta por peças e painéis temáticos explicativos. O Museu da Borracha também desenvolve outras atividades: visita orientada aos visitantes e escolas de ensino fundamental e médio; projeção de documentários; exposições temporárias temáticas, principalmente sobre a história do Acre; e pesquisa e conservação da documentação.

Anúncios


Com o maior acesso do Acre, inclusive cedendo material para a Casa dos Povos da Floresta, Palácio Rio Branco e Biblioteca da Marina Silva, o Museu da Borracha recebia cerca de 15 mil pessoas anualmente, principalmente estrangeiros. A reportagem tentou conversar com a presidente da Fundação Elias Mansuor (FEM), Carla Martins, porém o seu telefone estava na caixa de mensagem.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido