Menu

Pesquisar
Close this search box.

Petecão está entre os senadores que faltaram a um ano de sessões

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) compõe uma lista de nove parlamentares do Senado que na última legislatura, de fevereiro de 2011 a dezembro de 2014, faltaram o equivalente a um ano de sessões. Esses senadores deixaram de comparecer a pelo menos 112 reuniões destinadas a votações – ou seja, a um quarto das realizadas nos quatro anos. As sessões deliberativas são aquelas marcadas para votação, as únicas em que a presença é obrigatória. É o que mostra levantamento exclusivo feito pela Revista Congresso em Foco sobre a assiduidade dos senadores.


Procurado, o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) nega ser um dos gazateiros. O senador disse que tem participado de todas as sessões deliberativas da casa, que acontecem entre terça e quinta-feira. As únicas sessões em que ele se ausenta são às segundas e sexta-feiras.

Anúncios


“Eu só falto nas sessões de sexta e segunda. Essas sessões é para quem mora em Brasília, para quem gosta de estar em Brasília. As sessões deliberativas, as que tem votação, que são terça, quarta-feira e quinta-feira eu não falto. Mas na segunda-feira e sexta eu não vou porque eu estou no meu estado, nas minhas bases”, se defende o senador Sérgio Petecão.


O ranking dos parlamentares que deixaram de comparecer a 25% das 451 sessões deliberativas da legislatura traz nomes conhecidos da política nacional. O senador mais faltoso foi Lobão Filho (PMDB-MA), suplente de seu pai Edison Lobão (PMDB-MA), ministro de Minas e Energia no primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff.


Além de Lobão Filho, estão entre os que faltaram o equivalente a um ano de sessões Mário Couto (PSDB-PA), Jader Barbalho (PMDB-PA), Fernando Collor (PTB-AL), Sérgio Petecão (PSD-AC), Francisco Dornelles (PP-RJ), Cícero Lucena (PSDB-PB), Epitácio Cafeteira (PTB-MA) e Kátia Abreu (PMDB-TO).


Jader Barbalho foi o mais ausente em 2012 e 2013, ficando em terceiro lugar entre os mais faltosos da legislatura. Apesar de ter iniciado o mandato no final de 2011, Jader deixou de comparecer a 137 sessões no período em que estava no mandato. A maioria de suas faltas, 116, foi abonada devido às licenças apresentadas à Mesa Diretora.


Em quarto lugar está o ex-presidente Fernando Collor. O petebista não marcou presença em 28% das 424 sessões. Francisco Dornelles é vice-governador do Rio de Janeiro. Jader está de licença médica e Kátia Abreu se afastou do Senado para comandar o Ministério da Agricultura.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido