Menu

Pesquisar
Close this search box.

Rio Branco é a 2ª capital onde adultos mais praticam esportes

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde mostra que Rio Branco é a segunda capital do país onde os adultos praticam atividade física no tempo livre. A cidade perde apenas para Florianópolis. Por outro lado, Rio Branco é a 6ª capital com o maior percentual com adultos em excesso de peso.


Os dados fazem parte da Pesquisa do Ministério da Saúde, Vigitel 2014, divulgada nesta quinta-feira (15). Os dados mostram também que a população acreana é a segunda que menos consome frutas e hortaliças. Os dados dizem ainda que apenas 17% da população costuma acrescentar ao cardápio 400 gramas ou mais desses alimentos por dia, quantidade considerada como ideal pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Anúncios


O Vigitel 2014 entrevistou, por inquérito telefônico, entre fevereiro e dezembro de 2014, 40.853 pessoas com mais de 18 anos que vivem nas capitais de todos os estados do país e do Distrito Federal.


A capital acreana ficou atrás apenas de Belém (PA), onde 15% da população consome vegetais em cinco ou mais porções por dia, em cinco ou mais dias da semana. A cidade que mais usa frutas e hortaliças nas refeições é Florianópolis (35%).


A Vigitel mostrou ainda que 31,8% dos rio-branquenses gostam de consumir carne com excesso de gordura. Acima da média nacional, que é de 29,4%. Com isso, o estado ficou em décima posição no ranking nacional.


Em relação à ingestão de refrigerante, a capital acreana aparece entre as cidades que apresentam baixo consumo do produto. De acordo com o estudo, somente 19% dos rio-branquenses bebem refrigerante pelo menos cinco dias da semana.


Realizada desde 2006 pelo Ministério da Saúde, a pesquisa, ao medir a prevalência de fatores de risco e proteção para doenças não transmissíveis na população brasileira, serve para subsidiar as ações de promoção da saúde e prevenção de doenças.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido