Menu

Pesquisar
Close this search box.

Detran diz que não há nova quadrilha operando no Estado do Acre

unnamed

Gemil Júnior, novo diretor do Detran/AC, afirma que não existe investigações

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O diretor-presidente do Detran/AC, Gemil Júnior, e o chefe da Companhia de Fiscalização de Trânsito (CIFTRAN), Hebson Sousa, conversaram na manhã desta sexta-feira, 30, com a reportagem do ac24horas. Segundo os representantes do órgão, não há nenhuma nova investigação ligada a crimes de falsificação e venda de carteiras de habilitação.


Durante a conversa, o diretor esclareceu que “apenas uma carteira foi apreendida nesse mês de janeiro” e que as ações do Detran “são intensas para fiscalizar e minimizar as irregularidades que os condutores possam ter”. Além disso, o chefe do departamento destacou que “o Detran está preparado para punir agentes que tentem burlar a legislação e os procedimentos legais para a emissão da CNH”, alertou.

Anúncios


Segundo Gemil, somente no último mês de dezembro, as ações de fiscalização do Detran, em parceria direta com a Polícia Militar (PM), foi possível fechar balanço com mais de cinco CNHs apreendidas. Destas, algumas do Pará e Rondônia, segundo o diretor que voltou a frisar a Operação Tentáculos, deflagrada em 2012, ao afirmar que o fato foi isolado e que o Ministério Público Estadual (MP-AC)já trabalha para punir os servidores envolvidos no esquema criminoso.


Gemil falou ao ac24horas e deixou claro que os funcionários do estado, envolvidos nas investigações da Tentáculos, somente serão demitidos das funções quando o processo estiver encerrado, o que deve acontecer após sentença ser proferida pela Justiça acreana. “Esses servidores ainda não foram demitidos porque o processo ainda não foi encerrado. Agora o MP já denunciou todos eles. Assim que sair a sentença, dependendo, a gente já abre o processo administrativo e demite os funcionários”, esclarece o representante do Detran.


Vale lembrar que os promotores de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Adenilson de Souza e Joana D’arc Dias Martins, ao lado dos delegados Roberth Alencar e Nilton Cesar Boscaro, reuniram a imprensa na tarde desta quinta-feira, 29, para anunciar a conclusão do inquérito investigativo sobre o esquema de fraude na emissão de Carteira de habilitação (CNH), que contava com a participação de servidores do Detran acreana, despachantes, instrutores de auto escolas e ainda um policial civil.
A Operação Tentáculos identificou inicialmente a emissão e venda de aproximadamente 500 CNHs pela quadrilha. Na época, a fraude envolvia pelo menos nove instrutores de auto-escolas. A Polícia Civil apreendeu R$ 7,5 mil em dinheiro, 13 computadores, seis impressos e uma série de documentos que comprovavam a prática de vários crimes contra a administração pública


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido