Menu

Pesquisar
Close this search box.

Bancada cumpre o papel de Governo para CZS, diz Vagner

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB) é um dos entusiastas do trabalho desenvolvido pela Associação dos Municípios do Acre (AMAC). O responsável pela gestão do segundo maior município do Estado não poupa elogios à função técnica que a entidade desempenha. Vagner que é um dos principais líderes da oposição acreana afirma economizar recursos da prefeitura utilizando os serviços prestados pela AMAC.


Vagner enfrenta o polarizado embate político no Acre. Tem tido problemas nas relações com os governos da FPA. Sente-se discriminado politicamente em relação às ações institucionais que envolve as duas administrações, estadual e municipal. Por isso, considera essencial o trabalho da AMAC para a captação de recursos que garantem o andamento de obras da prefeitura que administra.

Anúncios


O prefeito cruzeirense também participou da última reunião de 2014 da AMAC, em Rio Branco, nesta semana. Depois do depoimento do prefeito da Capital Marcus Alexandre (PT) segue abaixo o bate-papo com Vagner Sales. O objetivo das duas entrevistas foi mostrar que a AMAC atualmente é a entidade mais democrática do Estado, servindo com competência tanto prefeitos da FPA quanto da oposição.


Nelson Liano Jr. – Diante de um quadro político polarizado no Acre qual o papel que a AMAC desempenha para as prefeituras da situação e da oposição?   


Vagner Sales – Na verdade a AMAC é a nossa associação. Ela é imprescindível para nós prefeitos. Nós contribuímos com a manutenção da entidade. Cada gestor dá uma parcela de recursos estipulado pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e de acordo com o número de habitantes. Isso forma o orçamento para gerir a AMAC. E traz uma economia muito grande para o município que administro. Por exemplo, pago entre R$ 15 ou 16 mil por mês. Se for colocar apenas dois engenheiros para fazer os nossos projetos já utilizaria muito mais do que isso mensalmente. Com o valor pago à AMAC tenho à disposição engenheiros, economistas, arquitetos, projetistas, calculistas e todo um apoio técnico nas áreas que nós precisamos. Os projetos são elaborados pela AMAC. Isso se torna uma facilidade para nós prefeitos. Segundo alguns ministros a AMAC é atualmente a entidade que melhor representa os seus prefeitos no Brasil e que tem o trabalho mais eficaz de acompanhamento de projetos e de assistência técnica às gestões.


NL- Diante do quadro da mudança significativa da bancada federal, inclusive, com a eleição da sua filha, a deputada Jéssica Sales (PMDB), e a necessidade que os municípios têm de emendas parlamentares para poderem sobreviver economicamente qual deve ser a postura dos prefeitos do Acre em relação a nova bancada?


VS – Os deputados federais e senadores, com apenas algumas exceções que não ajudam Cruzeiro do Sul, são o meu governador. Eles que colocam os recursos na minha prefeitura e, com isso, temos feito as obras que a população precisa na infraestrutura, na saúde, na educação, no saneamento e, em todas as áreas da gestão. Então é muito importante a atuação dos deputados federais e senadores para um Estado pobre como o nosso e que tem municípios ainda mais pobres. Graças a essas emendas parlamentares conseguimos superar as dificuldades econômicas e fazer essas obras essenciais. Espero que os novos deputados federais que estão assumindo e, houve realmente uma grande mudança na bancada pela questão de alguns nem terem sido candidatos à reeleição, possam ter a mesma atenção daqueles que saíram. A bancada que está saindo foi formada por deputados preocupados que trabalharam bastante pelos municípios e ajudaram as nossas gestões. Temos a consciência que não podemos sobreviver sem o apoio dos deputados federais e senadores. Estou apostando muito nessa nova bancada. Tenho certeza que vão olhar o Acre como um todo e realizar os seus mandatos de maneira democrática superando divergências partidárias para poderem ajudar todos os municípios do Acre. Não tenho o quê reclamar da atual bancada federal porque como todo o acreano sabe eu fui o prefeito que mais conseguiu recursos em Brasília e devo isso aos parlamentares que alocaram esses recursos pra mim.


NL- A Jéssica evidentemente terá uma ligação forte com a prefeitura de Cruzeiro do Sul. Ela vai colocar emendas também para outros municípios? Ela vai trabalhar com todos? Ou vai se dedicar mais ao Vale do Juruá onde teve uma votação mais expressiva?


VS- A Jéssica é deputada federal assim, na realidade, terá a representatividade de legisladora para fazer leis de interesse do Acre e do Brasil. No tocante as suas emendas, naturalmente e, isso foi dito em campanha e não enganamos ninguém, até porque ela fez só 40 dias de campanha, a dedicação maior será ao Vale do Juruá. As emendas do seu mandato serão dirigidas principalmente para essa região onde ela teve mais de 20 mil votos. E até por isso que ela defenderá na Reforma Política o voto distrital para que cada parlamentar se eleja por uma região e possa dedicar o seu mandato a essa região. Mas isso não quer dizer que a Jéssica não vá atender a solicitação de outros municípios do Acre. A nossa formação política é democrática e nós sabemos das dificuldades e das necessidades das prefeituras em conseguirem recursos. Então não vamos negar ajuda aos gestores que precisarem do nosso apoio, não só em relação as emendas parlamentares, mas outras demandas que envolvam ministérios que estejam sob o controle do PMDB.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido