Menu

Pesquisar
Close this search box.

Alunos do Acre conhecem experiências de sucesso no RS

OCBAcreRS


Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Atravessar o território brasileiro entre seus dois extremos. Sair da última fronteira do Norte para a do Sul. Este foi o trajeto de 23 cooperados acreanos em uma viagem de intercâmbio para o Rio Grande do Sul. Eles são alunos do MBA de Gestão em Cooperativismo realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP/AC) A jornada lhes possibilitou conhecer modelos de sucesso num dos Estados berço do cooperativismo no Brasil, e os trazer para sua aplicação na realidade do Acre.


Entre os dias 11 e 15 de novembro os alunos visitaram as cooperativas modelos de boas práticas de gestão em cidades do Rio Grande do Sul, como Nova Petrópolis, Gramado e Bento Gonçalves. A programação foi iniciada ainda na capital, Porto Alegre, com a palestra sobre boas práticas de gestão cooperativa implantadas na Unicred Porto Alegre.

Anúncios


No dia posterior, os alunos contaram com a palestra do presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (OCERGS),Vergilio Perus, que fez uma apresentação sobre os avanços e desafios do sistema cooperativista gaúcho.


Após a passagem pela capital, os dirigentes e técnicos  seguiram para o interior gaúcho. Os alunos tiveram a oportunidade de ver de perto o funcionamento de cooperativas com décadas de êxito em seus modelos de gerenciais e de operação. Entre elas está a Cooperativa Piá, em Nova Petrópolis, responsável pelo fomento da bacia leiteira de ao menos 85 municípios.


Os produtores associados, que chegam a mais de 15 mil,  participam desde o processo de retirada do leite, sua transformação em outros produtos laticínio e a fase final de comercialização em uma rede de supermercados própria.


Também na cidade houve a oportunidade de assistirem a palestras na primeira cooperativa de crédito do Brasil, a Sicredi Pioneira, com mais de 110 anos de atuação.


Outro modelo visitado é a região vinícola de Bento Gonçalves, uma das principais produtoras de vinho do País. A visita ocorreu à Cooperativa Vinícola Aurora Os cooperados também estão envolvidos em toda a cadeia econômica da uva. E este é um modelo que vem se sustentando geração após geração, com os filhos cuidando da manutenção bem-sucedida dos negócios.


“Tivemos a oportunidade de conhecer uma outra realidade de cooperativismo, onde realmente cada cooperado se sente o dono da cooperativa, como de fato o é. O mais interessante foi ver o entusiasmo de nossos cooperados do Acre em aprender tudo aquilo para tentar aplicar aqui”, diz o superintendente do Sistema OCB no Acre, Emerson Costa.


Wanderly Frota é uma das alunas do MBA, e trouxe na bagagem uma nova visão do sistema cooperativista. “Eles têm um modelo de gestão de cooperativa de excelência. Há uma total prioridade para a valorização da força de trabalho do cooperado, e ninguém é membro de uma cooperativa por pressão, é uma opção de longos anos”, comenta ela.


O módulo “Vivências Cooperativistas” do MBA é um projeto especial do Fundo de Desenvolvimento do Cooperativismo (Fundecoop), e idealizado pelo Sistema OCB/SESCOOP do Acre.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido