Menu

Pesquisar
Close this search box.

Pacientes denunciam demora na emissão de exames no Hospital das Clínicas

IMG-20141118-WA0009 (1)


Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Revoltada com a demora na entrega dos exames realizados pelo Hospital das Clínicas de Rio Branco, a professora Roseli Adriani, 43 anos, entrou em contato com a reportagem do ac24horas para denunciar a demora na assinatura do laudo médico dum exame de ultrassom de joelho da idosa Lucília dos Santos, 63 anos, prima da denunciante.


IMG-20141118-WA0010 (1)Roseli conta que sua prima realizou o exame no mês de julho deste ano e precisou refazê-lo no mês seguinte, mas até o momento não tiveram acesso ao resultado que deveria ser entregue juntamente com o laudo médico. Ela relata que sempre que algum familiar vem buscar o exame volta pra casa com uma desculpa diferente.


“Esta é a quarta vez que eu venho buscar esse exame, fora que outros parentes vieram pegar também e nada. Eles deixam a gente esperando horas e quando retornam é com uma desculpa. Das duas últimas vezes que vim afirmaram que era porque o médico não havia assinado o laudo. Isso é uma absurdo!. Eles agendam para gente vir buscar os exames e quando chegamos aqui é isso!”, reclamou a professora.

Anúncios


O idoso Antonio Sabino Filho, 54 anos, foi outro paciente que denunciou o sumiço de sua tomografia de crânio realizada no ano passado. Com distúrbios neurológicos, o idoso que reside na zona rural de Assis Brasil, na Colônia São Sebastião, afirma que servidores alegaram que seu exame não teria sido localizado.


“Já era para eu ter apresentado esse exame da cabeça lá no Hosmac. O médico me cobra, mas eles [hospital] dizem que o exame não foi localizado, que não encontraram. Eu não sei o que fazer porque além desse ainda tenho que fazer outros. Eu quero denunciar essa situação, isso é descaso!”, reclamou o idoso que frequentemente visita o Hospital das Clínicas para realização de exames de rotina.


Direção do HC avisa que tempo de
espera pode chegar até quatro meses


IMG-20141118-WA0008


Em entrevista, o diretor do Hospital das Clínicas, Carlos Eduardo, admitiu o problema e informou que a demora se dá porque a empresa vencedora do processo licitatório, RioMed, teria atrasado o serviço devido a um problema na gravadora de exames. O atraso, segundo Carlos Eduardo, desencadeou uma sobrecarga e acumulo na emissão de exames e laudos.


“Os negativos somente foram liberados no final do mês de setembro, quando voltou a normalizar o serviço”.


O diretor informou que o serviço de emissão de laudos deve demorar de três a quatro meses para normalizar, pois a demanda acumulada é superior ao número de médicos responsáveis pela assinatura de laudos médicos. Ele esclarece ainda que aqueles pacientes em espera, que possuem alta gravidade ou urgência, recebem prioridade na emissão dos laudos, a fim de evitar qualquer prejuízo à vida.


Quanto a denúncia do idoso envolvendo o sumiço de exame, Carlos Eduardo disse desconhecer o problema, já que todos os exames ficam gravados num CD para depois serem revelados, mas prometeu averiguar o caso e dar os encaminhamentos necessários.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido