Menu

Pesquisar
Close this search box.

Sesacre promove Dia “D” de Combate à Dengue em Cruzeiro do Sul

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Com o slogan “Prevenção Sim, Dengue Não!”, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro de Sul, promoverá, nesta sexta-feira, 12, às 8h30, na Escola Estadual Maria Lima de Souza, no bairro da Cobal, o Dia “D” de Combate à Dengue.


A ação faz parte das atividades da campanha “Operação Guerra Contra a Dengue”, lançada no dia 21 agosto pelo governo do Acre. Depois da solenidade de lançamento, será realizada uma caminhada de sensibilização na rua principal do bairro da Várzea, com a participação dos alunos e servidores de nove escolas (municipais e estaduais), lideranças comunitárias e religiosas, e agentes de saúde.

Anúncios


O objetivo é tornar a população proativa no combate à dengue para reduzir o número de casos da doença, com intensificação de ações de prevenção e mobilização social, nas áreas prioritárias, em parceria com a comunidade escolar.


Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) apontam que, entre janeiro e agosto de 2014, foram notificados 3.974 casos suspeitos de dengue no município. Sendo que desses, 1.566 foram confirmados, representando 39,41% de positividade da doença. Até o momento, não há registro de óbito por dengue no município.


No período de 1º a 11 de setembro, a equipe da Divisão de Promoção e Prevenção a Saúde da Sesacre, juntamente com o Núcleo de Educação em Saúde do município de Cruzeiro do Sul, esteve nas escolas estaduais e municipais, dos 10 bairros prioritários (onde foi identificado o maior número de pessoas infectadas e de larvas do Aedes aegypti – mosquito transmissor da doença), para orientar alunos e servidores sobre ações de prevenção e combate à dengue.


“Neste momento, as intensificações acontecerão de forma sistemática dentro dos segmentos de saúde, equipes de saúde e escolas”, comentou a coordenadora da Divisão de Promoção e Prevenção à Saúde da Sesacre, Disneide Lopes.


Ações desenvolvidas até momento pelo governo do Acre
– Visita nas escolas dos 10 bairros prioritários, com agendamento de capacitação da comunidade escolar, além de propor elaboração de projeto de combate à dengue a serem trabalhados no ambiente escolar e seu entorno.


– Mobilização das escolas e comunidades nos bairros prioritários com visitas qualificadas de sensibilização dos moradores.


– Estímulo a igrejas e instituições governamentais e não-governamentais para o desenvolvimento de ações semanais de prevenção e eliminação de criadouros dos mosquitos, além de orientação à população sobre quais são os sinais e sintomas da dengue.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido