Menu

Pesquisar
Close this search box.

Cooperativas do Acre participam do Dia de Cooperar neste sábado, na sede da Coopeserge

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

VALDEMIRO_01O Dia de Cooperar, (evento que acontece em todo o país) também conhecido como Dia C, será realizado neste sábado (6), no Acre, reunindo os cooperados de todas as cooperativas em atividade nos municípios acreanos. O evento acontecerá na rua do Divisor, 466 – Jardim Eldorado, na sede da Coopeserge.


A iniciativa é do Sistema Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), através da coordenação da Organização das Cooperativas do Estado do Acre que promovem e estimulam a integração das ações voluntárias de colaboradores, familiares e cooperado, em um movimento de solidariedade cooperativista.


Segundo o presidente do Sistema OCB/Sescoop do Acre, Valdemiro Rocha, “O Dia C é um evento voluntário que proporciona à comunidade, diversas ações que comprovam o empenho das cooperativas na promoção do desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado, de forma sustentável”.

Anúncios


O Dia de Cooperar acontece desde 2009. O objetivo é estimular a realização de ações voluntárias de diversas naturezas pelas cooperativas. “O grande viés é transformar ações isoladas em um movimento de solidariedade cooperativista com ênfase no desenvolvimento social comunitário”, diz Valdemiro Rocha.


Sistema OCB/Sescoop do Acre vai realizar um campanha, disponibilizar materiais impressos e materiais de divulgação institucional para estimular e apoiar as iniciativas voluntárias das unidades municipais, das cooperativas, dos cooperados e dos colaboradores na divulgação de suas ações comunitárias.


“O objetivo é apresentar o tema de campanha às cooperativas e convidá-las a aderirem ao projeto de forma livre e voluntária, como preceitua os princípios cooperativistas, além de divulgar as iniciativas de intervenção comunitária para a sociedade, e assim, promover o sistema cooperativista”, destaca Valdemiro.


Para o presidente do Sistema OCB/Sescoop, o grande desafio desta iniciativa é fazer com que as ações que acontecem de forma isolada e apenas em um determinado período, se tornem programas estruturados e permanentes de solidariedade cooperativista focados no desenvolvimento social local.


A aplicação da Campanha em âmbito nacional se utilizará de premissas, metodologias e identidades visuais já aplicadas em Minas Gerais, com as adaptações necessárias e já testadas no modelo piloto. Para tanto, considerando as diversidades culturais e estruturais dos demais estados brasileiros.


O Sescoop Nacional viabilizará, em parte, com recursos logísticos, a campanha, nos estados que se manifestarem pela adesão ao projeto. Um termo de cooperação foi assinado, autorizando a Unidade Nacional a fomentar e coordenar o Projeto Dia C em todo o país, respeitando suas diretrizes e aplicação da marca.


“Os resultados a serem alcançados com a campanha do Dia C 2014, assim como a quantidade e qualidade das ações a serem desenvolvidas servirão de estímulo a uma adesão cada vez mais crescente, que possa gerar no cooperativismo o maior movimento de solidariedade organizado por um segmento”, enfatiza Rocha.,


Valdemiro Rocha destaca ainda que o evento demostrará que o segmento cooperativista é uma poderosa ferramenta para promover a inclusão de trabalhadores, não apenas em seu ambiente de trabalho, mas também no contexto de impulsionar o desenvolvimento social e econômico do Acre.


“O Dia C vai se transformar no mais importante movimento de voluntariado brasileiro e que poderá ultrapassar fronteiras. A forte presença das cooperativas nas comunidades mostra que nossa contribuição não está apenas em palavras, mas em ações efetivas e transformadoras cada vez mais fortes”, afirma Rocha.


Durante o Dia C serão ofertados à comunidade atendimentos e serviços voluntários, além de atividades com temas ligados a cultura, educação, responsabilidade socioambiental, saúde, esporte e lazer, mostrando o potencial de atuação das cooperativas, cooperados e empregados, na área social.


Como surgiu esta ideia?


Valdemiro Rocha destaca que a ideia do Dia C “surgiu da necessidade de colocar o potencial cooperativista, e a Responsabilidade Social, a serviço do próximo, o que confirmou que essa era uma excelente oportunidade para transformar e ser transformado através de atividades voluntárias essenciais ao bem-estar comum”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido