Menu

Pesquisar
Close this search box.

Copa do Mundo chega a Aldeia dos Kulinas em Acurau na Calha do Juruá

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A cultura dos índios da tribo Macapá é diferente, as crenças, também, mas quando o assunto é Copa do Mundo, a paixão pelo futebol é igual à maioria dos brasileiros. Localizada às margens do Igarapé Acurau, no Alto Tarauacá, no Amazonas, a tribo se prepara para assistir na próxima terça-feira (17) o jogo da seleção do técnico Felipe Escolari contra o México. Será a primeira vez que os mais de 300 indígenas vão ver, ao vivo, um jogo do Brasil em Copa do Mundo. A comunidade não tinha uma antena e nem aparelho de TV.


Os equipamentos chegaram à Aldeia neste final de semana, graças a uma parceria do governador do Amazonas, José Melo, e o prefeito do município de Envira, Ivon Rates. Duas equipes lideradas pela prefeita em exercício, Maria das Graças, saíram do Porto de Envira, na última sexta (13), na Calha do Juruá, em dois botes, dispostos para uma viagem de 4h50 até o Igarapé Acurau e mais 50 minutos deste ponto até chegar a Aldeia dos Kulinas.

Anúncios


Nesta época do ano que as águas dos rios começam a baixar, a viagem só é possível em embarcações pequenas. Com pouca profundidade – do encontro das águas do Igarapé Acurau com o Rio Tarauacá – os navegadores precisam redobrar a atenção para não bater forte nos balseiros.


“Uma batida em alta velocidade joga todos nós para o fundo do rio”, contou o experiente navegador da região, seu Zezinho.


ribeirinhos


O percurso sofrido com temperatura que ultrapassa os 30º durante o dia, é compensado pela excepcional beleza cênica do Rio Tarauacá que banha municípios do Acre e do Amazonas. O caminho é o principal meio de transportes da população ribeirinha na divisa. Os barcos são responsáveis pelo transporte de produtos, animais e pessoas. Além do cumprimento quase que obrigatório na passagem de uma embarcação pela outra, as curvas e as formas de viver das pessoas que estão afastadas da cidade é outro atrativo. Os animais convidam para curtir uma paisagem única. Pelo caminho, várias são as inserções da cultura indígena. Cerca de 1,8 mil indígenas vivem nessa região de Fronteira.


“Aqui é a comunidade Alegria”, disse a secretária de educação Rosely Araújo.


Era o sinal de que o destino estava próximo. Já era final da tarde quando a caravana do município de Envira chegou a Aldeia. A recepção foi calorosa. O Cacique da Tribo, Januário Kulina, perguntou logo se a seleção brasileira tinha se apresentado bem na estreia contra a Croácia, que ele ouviu apenas pelo rádio. Coube à prefeita tranquiliza-lo.


“Ganhou de virada e com dois gols de Neymar!”, exclamou.


A partida de futebol que acontecia entre os índios da Aldeia foi interrompida para que os homens da tribo ajudassem na instalação dos equipamentos (uma antena e receptor) trazidos em uma embarcação maior no dia anterior.


Os técnicos do município entraram pela noite instalando um novo grupo Gerador com capacidade de atender com energia de qualidade as 43 residências da Aldeia e, em seguida, a antena e o receptor de TV. As crianças não perdiam a um lance. Desde a fixação da antena até a sintonia dos canais, tudo foi acompanhado de perto.


Enfim, imagens ao vivo do jogo entre Chile e Austrália. Logo o pequeno Chapéu de Palha construído no centro da região ficou lotado. Todos esperavam pelo programa que falasse e repetisse os gols do Brasil contra a Croácia. Na entrega dos equipamentos, o Cacique Januário disse que esse ano o Brasil será hexa campeão.


“Queremos agradecer a Deus pelo presente e abaixo dele o prefeito Ivon e o governador José Melo. Eles trouxeram alegria para nossa Aldeia, vamos cuidar muito bem de nosso aparelho (TV) e assistir o Brasil ser campeão”, disse Januário.


Dormir cedo naquela noite nem pensar. Os indígenas entraram pela madrugada de sábado assistindo a programação. No dia seguinte, já nas primeiras horas da manhã, o gerador voltou a ser ligado e as crianças tomaram café de frente com a televisão. Na despedida, o Cacique Januário prometeu uma grande festa para a próxima terça-feira (17) no jogo do Brasil contra o México.


“Vamos dar sorte ao Brasil”, disse Januário.


KULINAS COPA DO MUNDO


Mais educação – A tribo tem o que comemorar. Uma ação conjunta entre o Tribunal de Justiça do Amazonas, o governo do Estado e a prefeitura de Envira, registrou mais de 100 novas crianças nascidas no Macapá. O número de matriculas em toda a região do Rio Tarauacá saltou de 200 para 480.

Anúncios


A secretária de educação do município de Envira, Rosely Araújo, acompanhou a caravana. Ela fez um levantamento para a construção de uma nova escola com capacidade de ampliar ainda mais o número de crianças na sala de aula.


“Estamos estudando com a ajuda da Funai e do governador José Melo, a ampliação das atividades escolares nessa região. Aqui em Macapá entre 2013 e 2014 ampliamos de 80 para 120 as vagas no ensino fundamental”, comentou Rosely.


Além disso, a secretaria anunciou a aquisição de um telefone rural para a comunidade. Com ajuda do município e atendendo a uma reivindicação da comunidade, uma Igreja Evangélica será erguida no território. “Aqui os índios não bebem”, observou Rosely.


Para o professor indígena conhecido como Francisco, as notícias trazidas pela secretária de educação representam mais esperança. “Tão importante quanto esse televisor foi essa notícia de nova escola”, disse Francisco.


A prefeita em exercício Maria das Graças, afirmou que saiu da comunidade com a sensação de dever cumprido. Ela reforçou que a mesma atenção vem sendo dada para outras comunidades indígenas do território de Envira.


“A determinação do prefeito Ivon Rates é de atenção prioritária aos indígenas da região, temos recebido total ajuda do governador José Melo e do governo federal para continuar esse trabalho”, concluiu Maria.


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido