Menu

Pesquisar
Close this search box.

Turistas só devem utilizar o Acre como rota em caso de real necessidade, orienta governo da França

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Mesmo com as propagações de que a Segurança Pública do Acre vem apresentando índices melhores nos últimos anos, o governo da França lançou, às vésperas do Carnaval e a três meses da Copa 2014, um guia que destaca os locais mais perigosos do Brasil e faz uma série de recomendações a turistas que viajam ao País. No documento, o Acre aparece ao lado de uma região totalmente não recomendada. O Estado, por mais incrível que possa parecer, só é recomendado aos estrangeiros em caso de altíssima necessidade.


O texto destaca, sobretudo, os perigos de assaltos em alguns Estados, como é o caso do Acre e do Amapá, ambos comparados à Brasília – DF. O mapa apresentado pelo levantamento, por exemplo, leva em consideração a segurança nas fronteiras, os roubos a carros, assaltos e sequestros relâmpagos.

Anúncios


Há cerca de duas semanas, a Agência de Notícias do Acre veiculou nota afirmando que o número de roubos a carros, em Rio Branco, havia diminuído e ratificava, ainda, pesquisa da Federação de Seguros que deixou a Capital entre os três melhores índices. Mesmo sem apresentar os gráficos e endereço eletrônico para verificação da veracidade dos dados, o texto afirmava melhorias extremamente importantes. O resultado foi atribuído ao trabalho integrado exercido pelo sistema de segurança pública.


Resposta da secretária de Turismo, Rachel Moreira


Como jornalista e leitora não reconheço legitimidade de informação baseada em relatório que não revele sua origem e método de construção. Mas se o governo francês tiver mesmo feito o tal relatório, a meu ver ele só revela o preconceito europeu para com a região. O fato de estarmos na fronteira não significa que tenhamos sequestros relâmpagos. Você lembra de algum turista sequestrado no Acre?


Temos aqui, menos assalto que em Paris. Recentemente a imprensa nacional divulgou o perigo que os turistas sofrem por causa dos assaltos na capital francesa.


Como acreanos precisamos reconhecer o potencial turístico do Acre. Nossa floresta exuberante, nossa cultura e nossa história de luta enche os olhos de quem vive em outras regiões do país e do planeta. Nossa hospitalidade também é nosso diferencial. O Acre é único, lindo e abençoado e isso independe de partido político. Precisamos defendê-lo!


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido