Menu

Pesquisar
Close this search box.

Jornalistas do Acre realizam manifestação

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

manifesto_01Na manhã desta terça-feira, 11, jornalistas do Acre realizaram ato em solidariedade ao repórter cinematográfico da TV Bandeirantes, Santiago Andrade, 49 anos, atingido por um rojão enquanto realizava a cobertura de uma manifestação no Rio de Janeiro na quinta-feira, 6. Santiago teve morte cerebral declarada na manhã de ontem, 10.


“Chega de jogar as agressões sofridas (pelos jornalistas) pra debaixo do tapete”, ressaltou Victor Augusto Farias, presidente do Sindicato dos Jornalistas do Acre (SINJAC).


Jornalistas foram alvo de 126 atos de agressão desde o início da onda de manifestações populares em todo o País, em junho do ano passado, segundo informação das empresas de comunicação.

Anúncios


No Acre, uma equipe da TV Rio Branco (repetidora do SBT) foi obrigada a pular o muro de uma instituição federal para sair do local. “Um coordenador da instituição determinou que ninguém podia entrar ou sair do local, detendo a equipe. Isto não pode ficar assim, levaremos o caso ao Ministério Público Federal”, informou Victor.


“Nós jornalistas somos uma categoria pacífica. Trabalhamos com a missão de informar a sociedade sobre os fatos que acontecem nas mais diversas partes do país – aonde quer que estejamos. É por esse motivo que costumo dizer que matar um profissional dessa categoria é como matar gato ou quebrar espellhos: o criminoso deveria ter sete anos de azar, já que, como todos nós sabemos, os autores não ficam presos por mais tempo nesse país”, argumentou a repórter Val Sales.


FENAJ


Em nota oficial emitida no dia 7 de fevereiro, a FENAJ condenou a violência contra jornalistas, que cresce assustadoramente no país, e cobrou uma reunião com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, para tratar da questão. A Federação defende a adoção de um protocolo nacional que garanta aos jornalistas o direito à sua integridade e ao seu trabalho, a criação de um observatório nacional para acompanhar e fiscalizar crimes contra os profissionais de imprensa e a aprovação de uma lei que federalize a investigação dos crimes contra jornalistas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido