Menu

Pesquisar
Close this search box.

Caravana mobiliza PT pela candidatura de Aníbal Diniz ao Senado Federal

Aumentaram as esperanças da militância petista de que a Frente Popular poderá acatar a candidatura de Aníbal Diniz (PT) a reeleição para o Senado nas próximas eleições. Esta foi a conclusão a que chegou a comissão executiva do Diretório Estadual do Partido do Trabalhadores (PT) que está percorrendo os municípios do Acre numa caravana cujo objetivo é a consulta sobre a posição do partido na disputa para a vaga ao Senado nas eleição de outubro. O PT quer saber se mantém candidatura própria apoiando a reeleição do senador Aníbal Diniz ou se apoia candidatura da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB).
 
Até agora, a posição dos dirigentes dos diretórios municipais é de que o partido deve manter a vaga ocupada há 16 anos. As consultas, no entanto, devem ser referendadas pelo Encontro de Delegados, que deve acontecer no mês de fevereiro. A decisão ali tomada, será levada para discussão pelo Conselho Político da Frente Popular.
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A caravana já visitou os municípios de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Bujari, Sena Madureira, Manuel Urbano e Plácido de Castro. Na tarde deste sábado, a visita aconteceu na cidade de Porto Acre. Na quarta-feira, inicia-se as visitas dos municípios da região do Vale do Juruá.


Participam da Caravana, a vice-presidente do PT estadual, Selma Neves, o senador Aníbal Diniz, o deputado federal Sibá Machado, o deputado estadual Jonas Lima e o representante do senador Jorge Viana, Carlos Araújo.

Anúncios


PT_02


“Fechamos a semana com  muito otimismo em Porto Acre, onde o companheiro Zé Maria, presidente do Diretório Municipal do PT, fez uma bela mobilização em defesa do nosso mandato no Senado. Em Manuel Urbano, Sena Madureira, Plácido de Castro, Bujari e Senador Guiomard a maioria também se posicionou pela manutenção da vaga do PT no Senado. Temos até 20 de fevereiro para fazer a conversa em todos os diretórios e convencer os dirigentes da FPA de que nossa candidatura é melhor para a vitória do governador Tião Viana e a presidenta Dilma no Estado”, avaliou o senador Aníbal. 


Selma Neves explica que o nome de Aníbal Diniz foi definido pela Direção Executiva do PT em outubro e referendada pela nova Executiva que assumiu em novembro. “Entretanto, ficou definido que o partido faria consultas aos diretórios municipais e é exatamente isso que está sendo feito agora. Até início de fevereiro, deveremos visitar todos os 22 municípios acreanos”, disse Selma.


A posição que vem se tornando consenso até agora é a de que o PT deva manter a candidatura de Aníbal Diniz. Dirigentes e militantes concordam que a direção do partido faça a defesa do senador como candidato único da Frente Popular diante do Conselho Político da coligação.


“Essa é a posição que está sendo definida nos municípios. Se ela se tornar oficial no encontro de delegados, então é esse o caminho que devemos trilhar. Mas se a decisão tomada for outra, me submeterei a ela incondicionalmente”, garante Aníbal Diniz.


Sibá Machado, no entanto, considera que a perda da vaga no Senado pode enfraquecer o partido no cenário político nacional e regional. “Não podemos regredir reduzindo nossa bancada federal”, alertou Machado.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido