Menu

Pesquisar
Close this search box.

Mais programatismo, por favor

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A solenidade realizada na quinta-feira (23) pelo conselho político da oposição para receber o PV, se analisado do ponto de vista ideológico de cada um dos 10 partidos, pode ser considerado um exemplo da “crise existencial” vivida pelos partidos brasileiros. Na república do maior número de agremiações do mundo, o cliente tem sempre razão em escolher o seu, de acordo com as conveniências.


As bandeiras verdes defendidas pelo PV ficaram em segundo plano durante o evento. Somente na fala de Henrique Afonso a causa ambiental foi tocada, com a bonita palavra sustentabilidade evocada vez ou outra lembrada, a harmonia entre o homem e o ambiente defendida e a busca do desenvolvimento com responsabilidade ambiental colocada em questão.

Anúncios


Fora isso, os discursos dos líderes oposicionistas foram pautados pelo pragmatismo em torno desta composição de partidos. Muito mais do que a causa ideológica do PV, o importante são os votos de Henrique Afonso e os segundos da legenda na propaganda eleitoral. Mais importante do que o debate da preservação ambiental, o “conselhão” prefere a sustentabilidade eleitoral de suas chapas na disputa pelo governo e Senado.


Dentro deste bloco há de tudo: sociais-democratas de direita (entendeu???), progressistas, republicanos, sociais-cristãos, trabalhistas e, lógico, os peemedebistas –cujo ideologia maior é a ocupação do poder –mas sejamos justos com o PMDB acreano, que há 16 anos está fora do Palácio Rio Branco.


Esta é a triste realidade do sistema partidário nacional, que há muito deixou de representar a sociedade, para serem feudos de clãs cuja lógica principal é a manutenção do poder pelo poder. E assim o Brasil vai mostrando a sua cara.


Divisão do mensalão
Uma munição que os tucanos acreanos perderão nesta eleição é o mensalão. O PSDB pode ter seu mensalão mineiro julgado ainda no primeiro semestre pelo STF. Além do mais, entre seus apoiadores estão partidos envolvidos no mensalão petista, como o PP de Gladson Cameli e o PR de Ilderlei Cordeiro. Se o assunto for tocado pela campanha do PSDB, o PT terá condições de rebater. ]


Alvo
PDT e PRB. Estes são os dois partidos cujas conversações estão avançadas para integrarem o “conselhão” da oposição que defende a unidade de candidaturas. Destes dois o de menor chance é o PRB. O que pesará nesta migração será a candidatura do jornalista Alan Rick a deputado federal. Já no PDT a situação é mais confortável; para Luiz Tchê, as chances de ser eleito para a Câmara na oposição são bem maiores.


Disco velho
Muito mais do que as negociações para Senado e vice, o grande gargalo a ser enfrentado por Tião Viana (PT) após estes impasses será a construção de seu plano de governo. A manutenção do que ai está se mostra fadigado, e não encontra eco na sociedade. Se a oposição tiver a capacidade de construir um programa consistente, o palácio terá sérias dificuldades; a estratégia de apresentar o novo não terá resultado.


Disco velho 2
A fadiga de 16 anos de poder faz a Frente Popular ficar sem projeto a apresentar. O grupo já teve 16 anos de oportunidade para destravar os principais problemas do Acre. Muitos avanços ocorreram neste período, e ninguém pode negar.


Desgastes naturais
Mas o longo tempo de poder tem feito o governo perder as rédeas, e o resultado é oque vemos aí: uma economia pobre, com a violência assustando os acreanos, e a qualidade dos serviços públicos comprometida pelo aparelhamento do Estado para assegurar a FPA no poder.


Todos contra um
Em reunião recente realizada em Marechal Thaumaturgo, Tião Bocalom (DEM) entrou numa saia justa. Primeiro ele estava na comitiva que defende a candidatura única da oposição, o que ele é contra. Ao perguntar à plateia quem defendia a tese de duas candidaturas, nenhum dos presentes levantou a mão.


Efeito inverso
Ver hoje Bocalom defender a divisão de palanques da oposição soa como uma (mais uma) contradição em sua trajetória política: em 2010 ele foi beneficiado com todos os partidos unidos em torno de seu nome, por muito pouco não levou o governo. Em 2012 pregava a necessidade da unidade. Foi prejudicado por uma outra candidatura. Agora trabalha pela divisão, correndo o risco de ganhar a pecha de candidato a serviço do governo.


Fortalecimento da economia
Assim pode ser definida obra do shopping popular da cidade. A oferta de um espaço adequado e com conforto para os pequenos empreendedores é a garantia de uma economia em movimento, gerando renda e emprego a quem mais precisa. O prefeito Marcus Alexandre está de parabéns pelo empenho em viabilizar os recursos necessários para a construção. Quanto mais livre estiverem os cidadão para empreenderem, mais rica e desenvolvida será a sociedade.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido