Menu

Pesquisar
Close this search box.

“O Acre tem um ambiente cultural propício para o crescimento de cooperativas”

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O historiador Marcos Vinicius Neves disse durante palestra no 4º Fórum Sicoob Norte, na Firb, na manhã desta quinta-feira, que o Acre possui um ambiente histórico e cultural favorável para o crescimento do cooperativismo.


Marcos Vinicius proferiu palestra sob o tema: Panorama Histórico, Econômico e Cultural do Estado do Acre. Ele destacou o aviamento, sistema de adiantamento de mercadorias a crédito, bastante usado na formação do Acre, especialmente, no auge da borracha.

Anúncios


“O cooperativismo teve papel muito importante em vários momentos da história do Acre, especialmente da década de 70 pra cá. O Acre em sua formação histórica acabou ganhando uma característica muito especial. No sistema de aviamento, nos seringais, não havia moedas, não havia dinheiro circulando e por conta disso o Acre se constitui numa sociedade do crédito, entre os seringueiros, seringalistas, casas aviadoras. E crédito significa confiança. Até hoje no Acre, isso é muito forte. Se você for em qualquer bairro, você vai ver nas tabernas, nas esquinas o crédito entre o comerciante e a pessoa do bairro usado para pagar no final do mês. Ou seja, existe no Acre ambiente de confiança que você não encontra em nenhum outro lugar. E isso cria um ambiente favorável para a criação de sistema de cooperativas, especialmente de créditos. O Acre tem esse ambiente cultural propicio para o crescimento de cooperativas”, explicou o historiador.


O Fórum que tem como tema central “Inovação, Expansão e Solidez”, continua por toda esta quinta-feira e termina amanhã.


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido