Menu

Pesquisar
Close this search box.

ONDE ELES ERRARAM?

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Assalto a casa lotérica foi planejado e era parar ser tranquilo, mas um telefonema para a polícia fez os bandidos mudarem os planos e usarem reféns


Às 10h15 da manhã desta quinta-feira (10) um telefonema originado de dentro da Casa Lotérica informou que três elementos, um deles armado, tentavam assaltar o estabelecimento. Esse foi o detalhe não planejado por Moisés do Nascimento Santos e os comparsas: Antônio da Silva Feitosa e Eliana do Nascimento Cardoso. Segundo a reportagem apurou, Eliana era funcionária da Casa Lotérica e havia sido contratada recentemente. Ela foi a informante.

Anúncios


Ao desconfiarem que tinham sido denunciados, os assaltantes fecharam as portas do estabelecimento e tomaram 19 pessoas como reféns.  Começava a história de um dos mais longos assaltos em Rio Branco.


A negociação com a Policia:


Os primeiros policiais militares que chegaram ao cenário do crime eram patrulheiros de rotina. Com o reforço policial solicitado o cerco foi fechado. O trecho da Rua Rui Barbosa e o cruzamento com a Marechal Deodoro foi interditado. Ao saber que estava sem saída, Moisés do Nascimento começou a negociar com a Polícia. O primeiro a falar com o líder do bando foi o sub-comandante da PM, Cel. Julio Cezar. Depois, as negociações foram feitas pelo capitão Christian.


11 horas – 04 dos 19 reféns foram liberados;
13h55 – 13 reféns liberados;
17h38 – 19 reféns liberados.


Clima foi tenso durante toda negociação


O clima ficava tenso toda vez que Moisés disparava. Um dos tiros atingiu um carro tipo gol que estava estacionado ao lado do capitão Christian e militares do Batalhão de Operações Especiais – BOPE. A mãe do assaltante e a namorada, cujos nomes não foram revelados, foram chamadas para ajudar no pacto. A mãe de Moises ficou o tempo todo do lado do capitão Christian e do Major Dantas.


Do lado de fora da casa lotérica o trabalho da polícia era intensificado com a chegada dos parentes dos assaltantes e com uma multidão de curiosos que disputavam lugares para ver melhor o cenário de filme.


Um dos irmãos de Moises tentou furar o cerco de segurança, mas foi contido. Foram dele as primeiras informações sobre a vida do crime do líder do bando. “Ele entrou recentemente no semiaberto, não sei o que deu na cabeça dele”, dizia o irmão.


Assalto_in22222jpg


Plano de fuga dos assaltantes:


Daí pra frente, a negociação se tornou mais lenta. A Policia acredita que os assaltantes planejavam o Plano B, que seria a fuga com reféns. Um carro gol, de cor cinza, foi colocado em posição estratégica para uma suposta fuga. Além do carro, eles exigiram três coletes à prova de balas e o isolamento das principais vias do centro da cidade. Moisés efetuou os últimos disparos


A pedido dos assaltantes, o capitão Christian foi substituído pelo Capitão Geovane. Eram 15h27 quando mais quatro reféns foram liberados em troca de comida. A negociação caminhava para o fim.


O comando da Policia Militar, coronel Anastácio disse que os assaltantes acompanhavam as notícias através de uma televisão existente dentro da casa lotérica. “Eles querem ter suas imagens preservadas”, comentou o coronel Anastácio.


Era mais uma exigência atendida. A policia suspeita que trotes tenham partido de telefones dos reféns de dentro da casa lotérica, na tentativa de despistar a ação dos policiais, informando novos assaltos à casas lotéricas no Segundo Distrito de Rio Branco.

Anúncios


Já passava das cinco horas de negociação quando Moisés que liderou todos os contatos com a Polícia, pediu a saída de jornalistas da visão de fuga e libertou as últimas vitimas em troca de comida e refrigerante.


O Desfecho do assalto:


Às 17h30 o clima de terror acabou. Após liberar as três últimas vítimas, o trio se entregou à Polícia e foi encaminhado diretamente à Delegacia de Flagrantes. Protegidos eles saíram sem falar com a imprensa.


A área em frente à casa lotérica permanecia isolada até o início da noite para o trabalho de peritos. Para o comandante da Policia Militar do Acre, Cel. Anastácio, os assaltantes erraram, mas a Policia acertou.


“Isso mostra que temos excelentes profissionais e que estamos preparados para combater esse tipo de crime. Graças a Deus correu tudo bem e a população do Acre pode dormir tranquila” destacou Anastácio.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido