Menu

Pesquisar
Close this search box.

CRC realiza 5º Ecic e 3º Encontro de Mulheres Contabilista, na FAAO

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Conselho Regional de Contabilidade (CRC) abre na quinta-feira o 5º Encontro Estadual de Estudantes de Ciências Contábeis (Ecic) e o 3º Encontro Estadual da Mulher Contabilista. Os eventos, que serão realizados no teatro da Faao, terão por tema principal a Justiça Social.


Segundo o presidente do CRC, Marcelo França, a proposta das atividades a serem realizadas é fortalecer a categoria e garantir uma melhor qualificação e maior participação da mulher na profissão.

Anúncios


“Os eventos têm como objetivo principal a qualificar os contadores, além de oferecer uma participação social, com atividades que possam beneficiar a área pública e o setor privado”, detalhou França.


Os encontros começam às 19 horas de quinta-feira com a palestra As Novas Normas da Contabilidade Pública. Na sexta-feira, as atividades começam às 15 horas com mais quatro palestras: Perícia Contábil, Orçamento Familiar, Lavagem de Dinheiro e ITG 1000.


Os encontros foram criados há dez anos, quando o presidente, Marcelo França, foi eleito para o primeiro mandato com a meta de fortalecer a categoria e unir todos os profissionais. Com o retorno dele ao cargo de dirigente da autarquia, em 2012, os projetos de qualificação foram retomados.


“O objetivo é retomar uma tradição de atividades que deixaram de ser realizadas por sete anos. A meta é aproximar o estudante e o contador, o que colabora para mostrar o exercício da profissão, contribuindo com a sociedade que só tem a ganhar com um profissional mais preparado”, afirmou o presidente do CRC.


O primeiro Ecic foi realizado em 2003 quando o atual presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Juarez Domingues Carneiro, trouxe para o Acre o tema A Contabilidade e a sua Responsabilidade Social.


“Na época, Juarez era presidente do CRC de Santa Catarina e começou a discutir a responsabilidade social para a melhoria da sociedade, o que foi se fortalecendo ao longo dos anos, assim os temas ligados à lavagem de dinheiro e orçamento familiar começaram a ser levados para a sociedade acreana e de outros Estados”, falou França.


Em 2004, França criou o 1º Encontro das Mulheres Contabilista, o que incentivou a uma maior inserção da mulher na área que antes era considerada exclusividade para homens.


“Hoje, graças ao evento, foi ampliada a participação da mulher. Antes, a profissão era vista como machista, mas houve essa mudança e temos a presença feminina nos conselhos. Nós tivemos o prazer de eleger a primeira presidente do CFC, Maria Clara Cavalcante Bugarim, que administrou a autarquia até 2009”, detalhou França.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido