Menu

Pesquisar
Close this search box.

Acre inaugura sistema de análise e projeção de eventos climáticos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O sistema, inaugurado hoje (17), no Acre, vai permitir análise e projeção de alterações climáticas de médio e longo prazo para a Amazônia e o Brasil. O Acre é o campo piloto de implantação da plataforma. O lançamento aconteceu pela manhã no auditório da Fundação de Tecnologia do Acre.


O sistema é uma criação da Universidade de Exeter, no Reino Unido, e está sendo implantado no Brasil por meio de parcerias com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). No Acre, conta com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, do Instituto de Mudanças Climáticas, da Secretaria de Saúde e da Universidade Federal do Acre.

Anúncios


A coordenadora da Unidade de Monitoramento de Eventos Hidrometereológicos do Acre, destacou a importância da ferramenta. “Nós temos, hoje, alertas e previsões de curto e médio prazo, e esta ferramenta nos dará dados para tomada de decisões de médio e longo prazo. O sistema utiliza dados do passado e do presente para apresentar cenários de futuro, o que permitirá uma antecipação das ações públicas de mitigação e resposta aos eventos extremos”.


Da redação ac24horas
Com informações da Agência de Notícias do Acre


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido