Menu

Pesquisar
Close this search box.

Petecão convoca reunião de bancada e define agenda para solução de aterros sanitários e ponte do Rio Madeira

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

 O senador Sérgio Petecão (PSD), coordenador de bancada federal do Acre, convocou nesta terça-feira (9) uma reunião que tratou da destinação verba para os municípios acreanos transformem lixões em aterros sanitários até em 2014. Além disso, a bancada colocou em pauta o cancelamento da licitação para a construção da ponte do Rio Madeira. O encontro teve a participação de prefeitos que estão em Brasília para a 16ª Marcha Nacional dos Prefeitos.


1014145_590179527688795_1316320953_n


Inicialmente, os deputados e senadores discutiram a possibilidade de um acordo no qual todos os parlamentares da bancada destinariam R$ 2 milhões em emendas para a construção dos aterros sanitários, por intermédio de projeto na Fundação Nacional de Saúde (Funasa). A iniciativa não foi em frente em razão do compromisso que os parlamentares possuem com as emendas junto a outros projetos para os municípios. “Não podemos resolver um problema e criar outro”, disse Petecão.

Anúncios


A bancada federal definiu que buscará recursos juntos ao ministério do Meio Ambiente para a construção dos aterros sanitários, visto que os municípios não possuem outra maneira de conseguirem recursos a não ser com a ajuda do Poder Executivo. “É uma luta injusta com os nossos municípios, sabemos a situação de penúria em que alguns deles vivem. Precisamos do apoio do executivo para conseguirmos recursos às prefeituras cumprirem os projetos”, afirmou Petecão. Nos próximos dias, os membros da bancada deverão se reunir no ministério.


Ponte do rio Madeira 


Outro assunto importante abordado por Petecão foi o cancelamento da licitação do projeto da construção da ponte sobre o rio Madeira. O senador afirmou que, em muito breve, o povo acreano voltará a padecer com a baixa das águas do rio, o que inviabiliza a entrada de caminhões com os produtos que abastecem o estado, ocasionando uma alta dos preços.


Petecão defendeu que será necessária, mais uma vez, a ida da bancada ao ministério dos Transportes para clamarem por uma solução ao problema. A intenção é que o ministro seja convidado para conhecer in loco a situação calamitosa da região, sobretudo em tempos de seca no rio Madeira.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido