Menu

Pesquisar
Close this search box.

Em junho, choveu quase quatro vezes mais que a média histórica em todo o Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

“Choveu, em junho, quase quatro vezes mais que a média histórica para o mês, em Rio Branco e na maior parte do Acre”, afirma o pesquisador Davi Friale em portal de Meteorologia, O Tempo Aqui.


De acordo com Friale, o mês de junho encerrou com um volume de 146mm de chuvas em Rio Branco, ou seja, quase quatro vezes a mais do que a média histórica para o mês que é de, apenas, 45,8mm. “Esse total superou o dobro do acumulado nos meses de abril e maio, juntos”, diz o Portal.

Anúncios


Ainda segundo a meteorologia, em Tarauacá choveu mais do que o dobro do esperado para o mês e em Cruzeiro do Sul, a média foi superada em quase o dobro.


“A causa de tanta chuva é um bloqueio atmosférico localizado, no centro-sul da América do Sul, que impede a penetração de frentes frias que trazem ar frio e seco para Amazônia Ocidental, durante o inverno. Assim, o ar úmido permaneceu sobre o Acre provocando muita chuva”, disse o pesquisado em sua postagem.


O pesquisador afima que esse bloqueio é causado por jatos subtropicais que se caracterizam por ventos muito fortes, cuja velocidade varia de 150 a 300km/h, que sopram de oeste para leste, a uma altura superior a 4.000m. Toda vez que uma massa de ar frio, vindo da Antártida, aproxima-se desse bloqueio, é desviada para o oceano Atlântico.


“A tendência é de que, nas próximas semanas, haja um enfraquecimento desse jato e, assim, as fortes massas de ar frio irão penetrar, com bastante intensidade, na região da Amazônia Ocidental, provocando fortes “friagens”, no Acre e nas regiões vizinhas”, afirma Friale.


Da redação ac24horas
Rio Branco, Acre


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido