Menu

Pesquisar
Close this search box.

Comunidade do Barro Vermelho denuncia fechamento de Posto Policial e de Saúde

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Jairo Barbosa – jbjurua@gmail.com


Localizado há 13 km do centro de Rio Branco, a comunidade do Barro Vermelho é a prova do abandono e da falta de compromisso do poder público. No ano passado, a Secretaria de Segurança Pública desativou o Posto Policial que hoje serve de motel, é o que denunciam alguns moradores. Para registrar uma queixa ou requerer o serviço policial, o morador precisa se dirigir á sede da 4ª Regional, no conjunto Universitário, distante 7 km de lá.

Anúncios


Nesse posto, o policial que ficava de plantão, utilizava um rádio transmissor para acionar viaturas e atender os moradores que procuraram o serviço. Há oito meses, afirmam moradores, a comunidade não dispõe do serviço de segurança pública.


Ao lado do Posto Policial, outro posto, o de saúde, também está fechado. A unidade está com o teto comprometido e parte da parede apresenta rachaduras. Dona Maria Elisangela, que reside há dois anos no bairro, disse que o posto abre uma vez na semana, mas que não oferece nenhum tipo de atendimento.


“Não tem nem energia ai. Um auxiliar de enfermagem abre o posto mas não tem nada. Nem medicamento, nem aparelho de pressão, nada. Ficar fechado ou ficar aberto, não faz diferença nenhuma”, disse a moradora que se preparava para embarcar no ônibus em busca de atendimento no posto do conjunto Universitário.


posto


Situação não menos crítica vivem alunos e funcionários da escola Jorge Kalume, ao lado do posto de saúde. Funcionários contaram á reportagem que por várias vezes foram obrigados a suspender as aulas por causa da falta de água. A rede de abastecimento de água acaba no presídio Francisco de Oliveira Conde, uma distancia de 2,2 km do bairro. Lá, nenhuma residência possui rede de esgoto ou de abastecimento de água.


Secretaria de Segurança justifica fechamento de Posto


O assessor de imprensa da SEJUSP, jornalista Pedro Paulo confirmou por telefone a desativação do posto policial e justificou a medida dizendo que a unidade não registrava ocorrências e que era pouco acionada, por isso foi fechada. Ele informou que a posto policial do universitário serve como base para atender as eventuais ocorrências da região.


Secretaria de Saúde não respondeu


A reportagem procurou a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde, responsável pela unidade, mas não obteve resposta.


 


 


 


 


 


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido