Menu

Pesquisar
Close this search box.

Waldirene Cordeiro toma posse como desembargadora do TJ Acre


Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Luciano Tavares – da redação de ac24horas
lucianotavares@ac24horas.com


Waldirene Oliveira da Cruz Lima Cordeiro é a nova desembargadora do Tribunal de Justiça do Acre.

Anúncios


Ela foi empossada pelo Presidente do TJ, desembargador Adair Longuini, na noite desta quinta-feira, 13, durante solenidade, no plenário da sede do Judiciário.


Depois de fazer o juramento, receber o colar do mérito judiciário, de ser diplomada e de ouvir discursos de boas vindas à Corte, Waldirene Cordeiro discursou para uma platéia composta de várias autoridades, entre elas o governador Sebastião Viana, a Chefe do MPE no Acre, Patricia Rego e o prefeito Raimundo Angelim.


Emocionada, a desembargadora contou sua trajetória de vida, citou amigos, sua família, filhos e o esposo Mancio Cordeiro, que estava na platéia.


Ainda em seu discurso ela usou a passagem bíblica, contendo palavras de Jesus, no Evangelho de Mateus, capítulo 7 versículos 13 e 14. “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram”. “Essa passagem bíblica retrata a minha realidade, porque em minha vida sempre busquei trilhar o caminho apertado e procurar a porta estreita. Certa de que um desvio de conduta me levaria a um mundo sem volta”, disse.


Waldirene Cordeiro ocupa a 11ª vaga de desembargador, pertencente ao Ministério Público Estadual (MPE), criada a partir da ampliação do número de membros no Tribunal de Justiça, com a edição da Lei Complementar Estadual nº 240, de 2011, aprovada pela Assembleia Legislativa do Acre.


A Lei permitiu que fossem criados três novos cargos de desembargador. Um deles destinado ao MP, em observância à regra do quinto constitucional, prevista na Constituição Federal.


A promotora foi escolhida no mês de novembro pelo governador Sebastião Viana, depois de ficar em terceira colocada na lista tríplice do Tribunal de Justiça, que era composta ainda pelos procuradores Ubirajara Braga de Albuquerque (1º) Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto (2º).


Ela será a quarta mulher a compor a Corte do Judiciário acreano. Eva Evangelista, Denise Bonfim e Regina Longuini, compõem o quadro feminino da Corte.


Quem é Waldirene Cordeiro


Waldirene Cordeiro é acreana, casada  com o atual secretário da fazenda do  Acre, Mancio Cordeiro e mãe de dois filhos.


Ela é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Acre.


A promotora de Justiça possui dez anos de carreira no Ministério Público Estadual. Atuou na Promotoria Especializada de Defesa do Patrimônio Público e Fiscalização de Fundações, e coordenou no Acre a campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”.


A futura desembargadora possui Especialização em Direito Público (2005), pela Faculdade Integrada de Pernambuco, em convênio com o Centro de Estudos Jurídicos da Procuradoria Geral do Estado do Acre, no ano de 2005; e Mestrado em Direito do Estado (2007), pela Universidade da Amazônia – Pará.


Antes de ingressar no Ministério Público do Acre, Waldirene Cordeiro exerceu a advocacia privada, no período de março de 1991 a dezembro de 1995, e atuou como advogada das Prefeituras dos Municípios de Capixaba (1992-994) e Senador Guiomard (1994-1995).

Anúncios


Nos anos de 1996 e 1997 atuou como procuradora jurídica concursada da Prefeitura Municipal de Rio Branco, e no ano de 1998, após aprovação em concurso público, foi nomeada promotora de Justiça substituta do Ministério Público do Acre, com exercício das suas atribuições na Comarca de Xapuri.


Foi designada para atuar perante a Coordenadoria de Defesa do Patrimônio Público em 1999, ano em que também foi designada para exercer atribuições junto ao Projeto Cidadão e para integrar o Grupo de Atuação Especial em Habitação e Urbanismo – Pró-Cidade.


Em 27 de março de 2000, foi vitaliciada no cargo de promotora de Justiça e no ano seguinte, em 2001, foi promovida ao cargo de promotora de Justiça de Entrância Especial da 9ª Promotoria Cível.


Atuou, a partir de 2002, na 2ª Vara Criminal de Rio Branco. Na mesma época foi nomeada para o cargo de assessora especial da Corregedoria-Geral do Ministério Público, na condição de promotora corregedora.


No ano de 2009 foi removida, pelo critério de merecimento, da 9ª Promotoria de Justiça Cível para a Promotoria de Justiça Especializada de Defesa do Patrimônio Público e Fiscalização das Fundações e Entidades de Interesse Social de Rio Branco, cuja titularidade exerce atualmente.


Waldirene também coordenou no Acre a campanha do MP “O que você tem a ver com a corrupção?”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido