Rio Branco - Acre, 1 junho 2023, horário atual: 11:06 am.

Moção de Aplausos: Gladson Cameli é homenageado em solenidade na Aleac

Representado por sua esposa, a advogada Ana Paula Cameli, o deputado federal Gladson Cameli (PP) foi homenageado na manhã desta quinta-feira,13, no Plenário da Assembléia Legislativa (Aleac) com uma Moção de Aplausos aprovada por unanimidade entre os deputados estaduais acreanos.


O Requerimento, de autoria do deputado estadual Gilberto Diniz (PTdoB), teve como justificativa os relevantes trabalhos de Gladson junto ao Congresso Nacional no tocante a indicação e liberação de recursos federais para o Acre.


Em seis anos de mandato, Cameli, que é membro de comissões importantes na Câmara dos Deputados, como a Comissão da Amazônia e a Comissão de Minas e Energia, já indicou cerca de R$ 70 milhões em emendas para o estado, conseguindo liberar uma média de R$ 50 milhões em recursos para os 22 municípios acreanos.


Do total desses valores, 50% estão voltados para área de infraestrutura através de patrulhas mecanizadas, saneamento básico, calçamento, sinalização de trânsito, entre outros. Nas emendas de Gladson, os setores de educação, saúde, segurança e agricultura também receberam atenção especial.


O esforço do parlamentar acreano o levou a ser apontado pelo Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) como campeão de liberação de emendas no primeiro e segundo semestre de 2012.


Na época, Cameli foi destaque no portal G1, da Globo e no jornal Correio Braziliense, e outros grandes noticiários do país.


Gladson Cameli foi o responsável pela vinda da CPI da Energia Elétrica ao Acre, em 2009, além de audiências com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e com o Ministério de Minas e Energia, protestando contra os abusos cometidos contra os consumidores de energia no estado.


Um relatório apontando falhas no sistema foi entregue pelo deputado aos representantes do Procon, Ministério Público Estadual (MPE) e Ministério Público Federal (MPF) para tomada de providências judiciais.


Durante o período em que presidiu a Comissão da Amazônia, Gladson levou um grupo de deputados federais, senadores e um representante do Ministério da Educação (MEC) até a Bolívia para verificar in loco a situação dos estudantes brasileiros no país vizinho, tendo em vista que a maioria dos alunos dos cursos superiores bolivianos são acreanos.


O deputado tem trabalhado pela revalidação dos diplomas dos estudantes de medicina e tem buscado junto ao Banco do Brasil a instalação de agências bancárias nas cidades bolivianas.


Cameli foi o responsável por várias denúncias junto ao Ministério da Defesa sobre as péssimas condições da pista de pouso de Rio Branco, e chegou a solicitar inspeções dos serviços morosos realizados no aeroporto internacional da capital.


No setor de comunicação, Gladson promoveu audiências para discutir com representantes das operadoras de telefonia fixa, móvel e internet a ampliação dos serviços e a qualidade do sistema no estado, alvo de constantes reclamações de consumidores acreanos.


“São muitos os trabalhos prestados pelo deputado para o Acre Gladson Cameli durante o seu mandato. Nós devemos reconhecer o seu esforço e agradecer pelo brilhante trabalho realizado em Brasília em favor do desenvolvimento do nosso estado”, disse o deputado Gilberto Diniz.


Ana Paula Cameli agradeceu a Moção de Aplausos e disse que Gladson permanece disposto a continuar trabalhando pelo progresso do Acre.


Silvania Pinheiro


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido