Menu

Pesquisar
Close this search box.

Desfile de moda de grávidas encerra curso da Policlínica do Tucumã, em Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Grupo de Gestantes “Vida”, do Centro  Estadual de Formação de Pessoal de Saúde da Família Conselheiro Joseh Alexandre Leite Leitão, da Policlínica Tucumã, encerra a atividade com um desfile de moda com as gestantes que participaram do grupo, nesta quarta, 12, às 9h30, no “O Casarão”.


Na ocasião também será entregue kits para os bebês, com bolsa e produtos de limpeza e certificação das gestantes emitido pela Área Técnica de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e entrega de brindes: móbiles de origami.

Anúncios


O grupo


O desenvolvimento do grupo foi uma iniciativa de uma equipe multiprofissional de trabalhadores da Policlínica do Tucumã, com parceria da Área Técnica de Saúde da Mulher, Criança e do Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e do Plano Vida, da Secretaria de /estado de Saúde (Sesacre).


A equipe multiprofissional da Policlínica Tucumã era composta por enfermeiras, psicólogas, fonoaudiólogas, assistentes sociais, odontólogas, nutricionista, técnicas, acadêmicos de enfermagem e demais funcionários da unidade. Também contaram com a colaboração de professores e estudantes do Curso de Fisioterapia da Uninorte, que realizaram atividades dentro de sua área em um dos encontros.


O Grupo de Gestantes teve início no dia 24 de outubro de 2012 e surgiu com os objetivos de promover assistência humanizada às mulheres no período gestacional e pós-gestacional, visando um atendimento integralizado de promoção à saúde; desenvolvimento de ações sobre o cuidado adequado durante a gravidez, o parto e o puerpério, bem como preparo para a maternidade.


Paralelo ao atendimento realizado nas consultas, o grupo ofereceu suporte para uma vivência plena do período gestacional e pós-gestacional por meio de ações educativas multidisciplinares; procurou melhorar a adesão das mulheres aos hábitos considerados mais saudáveis e atendeu as necessidades reais e originárias das próprias mulheres interessadas, seus parceiros e familiares durante a gravidez para diminuir a ansiedade e medos relativos ao período gravídico e puerperal.


As atividades do grupo foram desenvolvidas no Auditório do Centro Estadual de Formação de Pessoal de Saúde da Família Conselheiro Joseh Alexandre Leite Leitão/ Policlínica Tucumã. A Instituição presta assistência à saúde a usuários com características socioeconômicas e culturais heterogêneas, uma vez que atende aos moradores de sua área de abrangência e à comunidade geral.


Veja abaixo a programação realizada com o grupo de gestantes:


1° encontro: 24/10
§  Abertura e boas vindas às gestantes
§ Vantagens do aleitamento materno
§ Boa pega/postura na amamentação
§ Complicações na amamentação


Facilitadores: Enf. Kaida Kandra, acadêmica de Enfermagem Hignês Sena e Fonoaudióloga Gabriela Lima


2° encontro: 31/10
§ Higiene bucal mãe/bebê
Facilitadora: Odontóloga Lilian Pinheiro


3° encontro: 07/11
§ Sexualidade e afetividade na gravidez
§ Mitos e verdades sobre sexo na gravidez
Facilitadores: Psicóloga Márcia Aurélia e acadêmica de Psicologia Uiliane Serato


4° encontro: 14/11
§Visita à Maternidade Bárbara Heliodora


5° encontro: 21/11
§ Diretos da gestante/ pai/ RN
§ Planejamento familiar
Facilitadores: Ass. Social Gláucia Monteiro, Graduada em Saúde Coletiva Denise Ferreira e Psicóloga Márcia Aurélia

Anúncios


6° encontro: 28/11
§ Alimentação da mãe durante de depois da gestação
Facilitadores: Thaísa (acadêmica de Nutrição), Janaína (acadêmica de Enfermagem) e Suziany Dantas (acadêmca de Medicina) – PET Saúde Rede Cegonha/ UFAC


7° encontro: 05/12
§ Exercícios de relaxamento e alongamento
§ Exercícios para o preparo do parto
Facilitadores: Equipe de professores e acadêmicos do Curso de Fisioterapia da Uninorte


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido