Menu

Pesquisar
Close this search box.

Governo de Sebastião Viana já investiu mais de 90 milhões na Piscicultura acreana

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A previsão é inaugurar já em fevereiro o Centro de Alevinagem, abril acontece inauguração da fábrica de ração e em julho já entra em funcionamento o frigorífico, que irá fazer processamento, limpeza, resfriamento, congelamento e filetagem do pescado.


O governador Tião Viana, acompanhado do Secretário de Desenvolvimento Florestal, da Indústria e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Edvaldo Magalhães e demais secretários visitaram no final da manhã desta quarta-feira, 28, as obras do Complexo de Piscicultura, localizado no km 37 da BR 364.

Anúncios


O volume da obra é de impressionar os visitantes. Dezenas de máquinas e operários trabalham em 60 hectares de terra cavando tanques, que já está em fase final, e construindo a superestrutura do núcleo de alevinagem e a infraestrutura da fábrica de ração.


Ao todo, o governo já investiu em toda cadeia produtiva da piscicultura acreana cerca de R$ 90 milhões. De acordo com o presidente da Central de Cooperativas de Piscicultores do Acre, Sanção Nogueira, já existe mais de cinco mil famílias associadas à Central, que irão trabalhar diretamente com o Complexo.



“Esse negócio é uma maravilha para nós, porque é a certeza de que temos compradores para nosso produto. O mundo inteiro consome peixe e nós vamos ter peixe para vender”, comemorou Sanção.


O Complexo de piscicultura entrará em funcionamento de forma gradativa, a previsão é que daqui a quatro anos esteja em pleno funcionamento, com três turnos de trabalho e industrializando cerca de 20 mil toneladas ao ano.  Segundo o secretário Edvaldo Magalhães, no final de todo o processo, o Complexo estará gerando mais de dois mil empregos diretos e mais de 10 mil indiretos.


Para o governador Tião Viana a piscicultura é o carro forte da economia acreana. “Isso aqui representa a distribuição de riqueza e renda para milhares de famílias, um negócio totalmente sustentável, sem agredir o meio ambiente”, declarou.


Os investimentos que o governo realiza na piscicultura, não se restringe apenas a construção do Complexo da Piscicultura em Rio Branco, mas é um investimento que envolve milhares de famílias em todo o estado.


Nos últimos dois anos, mais de 1800 açudes para famílias que residem na área rural já foram construídos, a meta é fazer mais três mil açudes nos próximos dois anos. Em Cruzeiro do Sul, o Governo do Estado, por meio da Sedens, investe quase R$ 7 milhões na construção do Frigorifico de Peixe e um Centro de Alevinagem.


Jaqueline Teles (Assessoria Sedens) 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido