Menu

Pesquisar
Close this search box.

Candidatos intensificam agenda

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Na Baixada do Sol, Marcus Alexandre reafirma
compromisso de criar a Central do Empreendedor


Andréia Oliveira

Anúncios


O candidato a prefeito de Rio Branco pela Frente Popular, Marcus Alexandre, realizou caminhada pela Estrada da Sobral nesta segunda-feira, 15, onde recebeu o afeto de moradores e comerciantes.  A todos cumprimentou agradecendo pela expressiva votação no primeiro, sempre reafirmando que sua gestão consolidará os avanços obtidos na gestão do prefeito Angelim e ampliará serviços ao empresariado, com a criação da Central do Empreendedor, que funcionará nos moldes da Organização Central de Serviços Públicos, a OCA, criada pelo ex-governador Binho Marques e consolidada por Tião Viana.  A proposta é desburocratizar o atendimento à pessoa jurídica no âmbito da Prefeitura de Rio Branco.


“O novo agora é falar de propostas”, disse Marcus Alexandre. “A hora é de avançar mais ainda, respeitando as conquistas e apontando para o futuro”, afirmou o candidato. A caminhada contou com importante presença da militância do 13, da vereadora eleita Graça da Baixada, e moradores da Baixada do Sol, e o suplente de vereador, Nil Crispim, que aderiu à campanha pé no chão de Marcus Alexandre.


A maioria dos comerciantes recebeu o candidato com grande alegria. “Voto no 13 mil vezes se for preciso”, declarou o comerciante  Francisco Eudes de Souza, dono da loja de roupas Cruzeiro Modas. “Lá em casa todo mundo é 13”, disse efusivamente o também lojista Antonio José Gomes, da Calçados e Confecções Yan.


O plano de governo de Marcus Alexandre contém cinco eixos fundamentais para as melhorias no município.  Em Rio Branco, o cidadão já tem o seu centro de atendimento integrado e eficiente, a OCA, localizada na Avenida Brasil, no Centro. Em entrevistas anteriores, já no início da campanha do primeiro turno Marcus reiterava a necessidade de os pequenos e médios empresários contarem com uma OCA para desburocratizar os serviços.  “Precisamos desenvolver um sistema similar para o empreendedor, pequeno e micro empresários. Criar a Central do Empreendedor é uma forma de cuidar e estimular a economia da nossa cidade. Isso é Novo”.


Professor, Bocalom quer educação que forme
cidadão crítico e formador de opinião


Ailton Oliveira


No dia dos mestres, o professor e candidato a prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PSDB), defendeu em seu programa eleitoral uma educação municipal forte e que ofereça um método de ensino que forme cidadão com capacidade de crítica e de formação de opinião.


Essa é a principal diretriz no plano de governo do tucano na área educacional. “Precisamos assumir o compromisso histórico-social para a formação de um cidadão consciente e crítico, que conheça seus direitos e deveres”, afirma o plano de Bocalom.


As prefeituras, segundo a Constituição Federal, são responsáveis pela educação básica, a educação das crianças. O professor tem como meta abrir cinco mil novas vagas nas creches. Na educação regular, Bocalom implantará programas que proporcionem o acompanhamento do desempenho individual de cada aluno.


O projeto “A Escola vai para casa” quer aprimorar a relação pais, alunos e professores. O foco estará nos estudantes com baixo desempenho, com visitas periódicas de educadores, assistentes sociais e psicólogos. A gestão do professor Bocalom combaterá a defasagem idade-escola, a evasão escolar e o analfabetismo.


A Secretaria Municipal de Educação será fortalecida para estipular metas a ser atingidas pelas escolas da cidade para melhorar os desempenhos em avaliações nacionais, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). As escolas que obtiverem as melhores notas serão premiadas com mais investimentos financeiros e de estrutura.


Com Tião Bocalom os professores serão valorizados. A prefeitura do PSDB buscará o aperfeiçoamento constante dos mestres, por meio da oferta de cursos, seminários, workshops e incentivos àqueles que buscarem a qualificação. Por meio da meritocracia, Bocalom premiará financeiramente os professores que alcançarem os melhores resultados.


“Não queremos só números e estatísticas para inglês ver, queremos uma educação de qualidade. Ano passado vimos a Ufac fazendo cinco chamadas para os aprovados no Enem porque todos eram de fora e tinham passado em outras faculdades. Isso reflete a má educação no ensino básico. Infelizmente nossos alunos chegam ao nível médio sem dominar as quatro operações ou interpretar um texto”, declara o professor.


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido