Menu

Pesquisar
Close this search box.

Acre está na zona de risco médio da praga mosca-da-carambola

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os estados do Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondõnia estão na zona de risco médio em ações de controle da mosca-da-carambola, praga que atinge principalmente as frutas. A informação é do O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).


O Mapa projeta conter a praga no Amapá, erradicar em Roraima, além de declarar o status sanitário do Pará como livre do problema. Só em 2012 foram destinados R$ 4,5 milhões por meio do Programa de Erradicação da Mosca-da-Carambola para o cumprimento das metas.

Anúncios


As áreas consideradas de alto risco para a disseminação da mosca-da-carambola são: Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará e Roraima.


Os demais estados estão classificados como de baixo risco. As principais formas de disseminação são o transporte de frutos contaminados e os locais de comercialização desses produtos.
Saiba mais


A mosca-da-carambola é originária da Malásia e Indonésia e foi encontrada no Suriname em 1985. Chegou à Guiana Francesa em 1989 e, em 1996, surgiu o primeiro foco no Brasil, no município de Oiapoque, no Amapá. Em 2007, a praga apareceu na fronteira do Amapá com o Pará, mas foi erradicada no estado em 2008. O ciclo de vida da mosca é de 126 dias.


Da redação ac24horas
Com informações do MAPA


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido