Menu

Pesquisar
Close this search box.

Segundo linhão entra em funcionamento em novembro e deve reduzir em até 99% as falhas de energia no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O segundo circuito de energia de Porto Velho a Rio Branco, o chamado segundo linhão, entra em funcionamento na primeira quinzena de novembro. A boa notícia é o fim das oscilações e quedas constantes no fornecimento de energia em Rio Branco. O investimento da Eletrobras e da Eletroacre é de mais de R$ 300 milhões.


No dia 30 a capital deve ficar sem energia pelo período de uma hora – entre as 6 e 7 da manhã -, para que os circuitos sejam interligados. Segundo o diretor de operações da Eletrobras Distribuição Acre, Celso Mateus, os investimentos foram para ampliar as subestações do Tangará e São Francisco e construir a subestação Taquari, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, além da ampliação das redes e aquisição de uma subestação móvel.

Anúncios


A outra boa notícia, anunciada pelo governador Tião Viana, é o desligamento da subestação do Tropical com o funcionamento do segundo circuito de energia, reduzindo o ruído para os moradores dos arredores. “O segundo circuito é um sistema de contingência, funciona como um linhão reserva que será acionado automaticamente em caso de falha do primeiro circuito. A qualidade no fornecimento de energia vai melhorar de forma significativa”, disse Mateus.


O governador Sebastião Viana agradeceu ao empenho da presidenta Dilma Rousseff, que se empenhou na liberação dos recursos e designou uma equipe para acompanhar a questão energética do Acre. “Agora os problemas de falha de energia devem diminuir 99% e teremos mais qualidade no fornecimento. Nosso próximo desafio é pensar em mais segurança energética para os municípios, principalmente a região de Brasileia que tem tido um crescimento industrial”, disse o governador.


Sebastião também aproveitou para lembrar a liberação dos R$ 43 milhões para a continuidade do programa Luz para Todos no Acre, atendendo famílias que moram em áreas isoladas ou de difícil acesso.


Da Agência de Notícias do Acre


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido