Menu

Pesquisar
Close this search box.

Governo inaugura primeira agroindústria de feijão em Marechal Thaumaturgo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nayanne Santana, da Agencia de Noticias do Acre


As margens do Rio Juruá, na comunidade São Salvador, subindo o rio cerca de trinta minutos de barco, partindo do porto de Marechal Thaumaturgo. Esse é o endereço da primeira agroindústria de feijão no Alto Juruá. Uma indústria construída pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens) e entregue no sábado, 8, pelo governador Tião Viana aos produtores e agroextrativistas de Marechal Thaumaturgo.

Anúncios


Os produtores, emocionados, contam que a chegada da agroindústria deverá por fim a era do trabalho manual de retirar os feijões das cascas, depois ensacá-los artesanalmente para assim, chegar ao mercado de Cruzeiro do Sul e vender a produção a preços abaixo da expectativa, sem conseguir agregar valor e melhorar a renda.


A realização de sonho da CooperSonhos


O presidente da CooperSonhos, cooperativa de agroextrativistas de Marechal Thaumaturgo,  Antônio Macena, conta que para ele e os demais cooperados o momento é a realização de um sonho.


Pra mim esse é um momento muito importante, estar aqui recebendo o governador do Estado que está entregando uma obra que há tanto tempo o nosso município esperava. Uma construção para que os produtores pudessem ver uma agroindústria funcionando no seu município. Essa obra é importantíssima porque agora o produto sai daqui beneficiado, no ponto de vender”, ressaltou o presidente da cooperativa.


Antônio Macena agradeceu ao governador Tião Viana por ter confiado na cooperativa e no trabalho dos produtores do município, levando para a comunidade o investimento na agroindústria.


“Nós vamos mostrar nosso trabalho com a produção que está vindo das comunidades e que vai chegar aqui no ponto para beneficiar e vender. Vamos colocar no mercado um produto de alta qualidade”, garantiu Macena.


Respeito pelo produtor


O governador Tião Viana declarou que é com orgulho que o Estado leva uma indústria de beneficiamento e empacotamento de feijão à região do Alto Juruá. Tião frisa que esse investimento é a prova de que não importam os desafios, mas sim o esforço, a coragem, a união entre o que se acredita, o Estado técnico e a busca por soluções para que as coisas se resolvam e apresentem resultados.


“O feijão tinha que ir, muitas vezes, para Goiânia ou São Paulo para ser industrializado e agora está aqui, no Alto do Rio Juruá, depois de Marechal Thaumaturgo. E isso deixa a população feliz porque vai gerar renda, vai dar valor agregado, é um produto orgânico, livre de qualquer agrotóxico. Este é o melhor feijão do mundo por não ter agrotóxico, mas as pessoas não tinham orgulho em falar dele e agora podemos falar porque ele será industrializado na melhor qualidade”, comentou Tião Viana.


“Aqui nós temos 14 espécies diferenciadas de feijão. Feijão orgânico. Eles precisavam desse apoio, precisavam que nós trouxéssemos o beneficiamento para perto da produção. O feijão vai sair daqui empacotado para o mercado de Cruzeiro do Sul, de Rio Branco, do Amazonas e de todo Brasil”, disse Magalhães. Edvaldo Magalhães, secretário de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis, destacou que Marechal Thaumaturgo é uma região que tem, em sua avaliação, talento extraordinário para o cultivo de feijão.


Políticas que valorizam populações


Aníbal Diniz, senador pelo Acre, destacou que ele e o senador Jorge Viana têm atuado em Brasília para reforçar o apoio à suínocultura, à piscicultura, produção familiar, à agroindústria e demais setores, e ver os resultados nas mais diferentes regiões do Acre é motivo de celebração.


“Isso nos deixa muito feliz porque é resultado da política e das ações políticas que melhoram a qualidade de vida das famílias e, principalmente, dos produtores”, declarou Diniz.


O deputado Denilson Segóvia contou que esta foi sua primeira visita ao Marechal Thaumaturgo e confessou que para ele foi um presente poder chegar ao município numa data tão importante como esta, da inauguração da indústria de beneficiamento de feijão.

Anúncios


“É bom ver que o trabalho da base de governo na Assembléia complementa as ações de governo que chegam às regiões mais isoladas, como esta aqui. Fico feliz em acompanhar este progresso, as ações de governo que mudam a vida de pessoas trabalhadoras”, declarou Segóvia.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido