Menu

Pesquisar
Close this search box.

Antônia Lúcia visita o presídio estadual no domingo a convite de familiares de detentos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A candidata à prefeita de Rio Branco, Antônia Lúcia (PSC) se reuniu na manhã deste sábado, 11, com familiares de detentos, que solicitaram que a parlamentar visitasse o presídio estadual, para averiguar o tratamento dispensado aos visitantes da unidade prisional.


Segundo as esposas e mães de detentos, elas estariam recebendo um tratamento desumano, nos dias de visita aos familiares encarcerados. Os familiares denunciam supostos abusos por parte dos servidores públicos que fazem a revista dos visitantes.

Anúncios


“Queremos tratamento humanizado no presídio. Em todos os dias de visitas, nós somos humilhadas pelos funcionários do presídio, que ainda dizem que se quiséssemos um bom tratamento, nossos parentes não teriam cometido crimes”, diz Maria Moreira, 52, mãe de um presidiário.


Antônia Lúcia acompanhará um grupo de familiares de presos, em uma visita ao presídio Francisco de Oliveira Conde, no domingo 12. “As denúncias preocupam. Além das péssimas condições das unidades prisionais, os parentes dos detentos são atingidos em sua dignidade”, destaca a parlamentar.


“A situação prisional do Estado do Acre é muito grave. A constatação  dessa gravidade é feita pelo próprio Poder Judiciário. A juíza da Vara de Execuções Penais esteve inspecionando o presídio e traz a público o descalabro do sistema penitenciário do Estado”, enfatiza Antônia Lúcia.


A deputada informou que levará às denúncias de maus-tratos e violação de direitos humanos as entidades nacionais de proteção aos direitos individuais das pessoas. “Não podemos fechar os olhos para estas questões. Vamos denunciar e acionar as entidades de direitos humanos para defender os detentos e seus familiares”, enfatiza.


A deputada federal pretende verificar ainda, as condições estruturais e de falta de atendimento de saúde dos detentos. De acordo com os familiares, alguns presidiários estariam com vários tipos de doenças que não são tratadas na enfermaria do presídio ou nos hospitais públicos.


A agenda de campanha da candidata vai ser substituída pela visita ao presídio estadual. Antônia Lúcia passará to o horário de visita, colhendo depoimentos de detentos e verificando as condições dos pavilhões, celas, alimentação e saúde da comunidade carcerária.


Da assessoria


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido