Menu

Pesquisar
Close this search box.

Justiça mantém condenação de acusados de compor rede de tráfico de drogas na Baixada do Sol

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre rejeitou nesta quinta-feira (26), por unanimidade, recurso interposto (apelação criminal nº 0028153-56.2011.8.01.0001) por 22 réus presos durante as operações de combate à rede de tráfico de entorpecentes baseada na região da Baixada da Sobral, na Capital acreana, em outubro de 2010.


A decisão do órgão julgador confirmou a sentença condenatória de 835 páginas (processo nº 00222-00-48-2010) proferida em julho de 2011 pelo Juiz de Direito Elcio Sabo, titular da Vara de Delitos de Drogas da Comarca de Rio Branco. Somadas as penas, os acusados foram condenados a mais de 344 anos de reclusão.

Anúncios


De acordo com a denúncia do Ministério Público Estadual (MPE), os réus atuavam, mediante associação, no preparo, aquisição, venda e transporte de drogas como maconha e cocaína no Estado, inclusive nas dependências e imediações da Unidade de Recuperação Social Dr. Francisco de Oliveira Conde, a maior unidade penitenciária do Acre, localizada em Rio Branco.


Além disso, os réus foram condenados por cometerem diversos delitos envolvendo o tráfico de entorpecentes, tendo como base de atuação a região conhecida como Baixada da Sobral, em Rio Branco.


A representação registrou indícios de que dois diferentes grupos criminosos atuavam na região, sendo um liderado por Edinho Lourenço dos Santos e, outro, por Wanderclau Cunha de Oliveira. Eles foram condenados a uma pena total de 20 anos e um mês, e 14 anos e 9 meses de reclusão, respectivamente.


Todos os outros integrantes da rede de tráfico também foram condenados com penas entre 15 e 20 anos. Ao todo, as penas dos 24 réus somam mais de 344 anos, que deverão ser cumpridas em regime inicialmente fechado.


Durante o julgamento do recurso interposto pelos réus foi dado provimento, tão somente, ao apelo de um dos réus, Jaques Magalhães, quanto à restituição de dois veículos (um carro e uma motocicleta).


Da sessão da Câmara Criminal do TJAC participaram os desembargadores Pedro Ranzi (presidente), Francisco Praça (membro) e Samoel Evangelista (membro substituto). O procurador de justiça Álvaro Pereira também esteve presente, representando o Ministério Público Estadual (MPE).


Fonte: TJAC


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido