Menu

Pesquisar
Close this search box.

Petista diz que vai valorizar a política para as mulheres

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Stalin Melo, da assessoria de imprensa da coligação FPA


Quando o prefeito Raimundo Angelim assumiu a prefeitura de Rio Branco em 2005, não havia uma política social sequer voltada para as mulheres. Em sua gestão foi criada a coordenadoria das Mulheres, responsável pelas políticas públicas voltadas para essa importante parcela da sociedade.

Anúncios


Mas é preciso avançar. E pensando exatamente nisso é que o candidato do PT e da Frente Popular Marcus Alexandre realizou uma reunião com as candidatas a vereadora da Frente Popular para falar sobre as propostas que tem para continuar melhorando a política para as mulheres.


Entre as prioridades de Marcus Alexandre está a criação de um centro de referência para atendimento às mulheres e crianças vítimas de qualquer tipo de violência. Atualmente, a mulher tem que passar por pelo menos três lugares quando sofre algum tipo de violência. “E é muito constrangedor para uma mulher ter que repetir seu sofrimento várias vezes, porque ela acaba revivendo o seu drama”, diz Marcus.


E para continuar avançando nas políticas públicas, Marcus Alexandre pretende criar a Secretaria de Direitos Humanos e, dentro dela, a Secretaria Adjunta das Mulheres. É um avanço considerando o fato de que, até a gestão do prefeito Raimundo Angelim, as mulheres não recebiam a atenção que merecem.


Em conjunto com a política voltada às mulheres, Marcus Alexandre também quer fortalecer a política para a Saúde que é competência da prefeitura de Rio Branco. Dentro do compromisso do candidato da Frente Popular está a ampliação do Programa Saúde da Família (PSF).


Atualmente, o programa atende 24% das residências do município. A meta é fazer com que esse percentual chegue a 60% dos lares, possibilitando a realização de uma medicina preventiva e que desafogue o atendimento nos postos de saúde. “Há situações em que a ação da prefeitura pode ser feita na residência das próprias pessoas”, lembra.


E ainda pensando nas mulheres, Marcus Alexandre quer ampliar o número de creches em Rio Branco. A Presidenta Dilma Roussef, sensível às causas femininas, já deu a garantia de que dez novas creches (através do Programa Brasil Carinhoso) sejam construídas em Rio Branco. “A prefeitura vai ampliar as creches para que as mães possam trabalhar”, afirmou.


A idéia é que cada regional da cidade (num total de sete) possam ser contempladas com pelo menos uma creche, levando em conta o grau de necessidade de cada comunidade. “Temos que construir as creches em regiões carentes da nossa cidade para que a nossa população possa ser contemplada”, diz.


A juventude e os idosos não foram esquecidos por Marcus Alexandre. Através da política de incentivo ao esporte, com a construção de quadras cobertas em todos os regionais, tirar muitos jovens das drogas e, aos idosos, a criação de espaços de convivência semelhante ao “Senadinho”, nos bairros.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido