Menu

Pesquisar
Close this search box.

Rio já tem estação hidrológica automática de monitoramento das águas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Jairo Carioca,
da redação de ac24horas
Com informações da Ufac


A Universidade Federal do Acre instalou a estação hidrológica automática para medições de precisão, mediante radar, que monitora em tempo real o comportamento das águas em Rio Branco. A informação é do coordenador local do INC&T Servamb, AcreBioClima, Universidade Federal do Acre, Alejandro Fonseca.

Anúncios


A estação abre novas  perspectivas não somente para as pesquisas em relação com as chuvas e vazões, mas também para informação da população, que poderá observar e discutir sobre o tema a partir do acesso livre aos dados do monitoramento na página de internethttp://acrebioclima.net (Fluviometria, Estações automáticas, Rio Branco).


Ainda de acordo Alejandro, outras estações serão instaladas para cobrir as estações hidrográficas do Estado do Acre. Brasileia, Sena Madureira, Feijó e Cruzeiro do Sul serão contemplados.


O órgão financiador dessa instrumentação de última geração para hidrologia foi o Ministério da Ciência e Tecnologia, através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Serviços Ambientais da Amazônia (INC&T SERVAMB).


Rio Branco também continuará contando com a tradicional estação fluviométrica convencional que tem sido útilno acompanhamentodo nível do rio, em particular para a emissão de avisos de alerta e transbordamento. Com isso subsidiar a Defesa Civil namovimentação e abrido de desalojados e desabrigados pelas frequentes enchentes.


A recém-instalada estação hidrológica automática visa aprofundar os resultados científicos nafundamentação do que deve ser um lema “alagamento zero”. Com esta divisa se continuará o trabalho de informação para adefinição de políticas públicas no entendimento da sazonalidade de cheias e vazantes do rio Acre, que tem motivado impactos negativos no econômico, no social e no ambiental durante décadas, o que pode ser evitado.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido