Menu

Pesquisar
Close this search box.

Série Especial: Em Sena Madureira, em média, acontece 2,5 flagrantes ao dia. 60% deles envolve menores

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Jairo Carioca,
da redação de ac24horas
jscarioca@globo.com


Há muito tempo se ouve e lê que “a polícia prende e o juiz solta”. Esta máxima talvez explique o que vem ocorrendo na cidade de Sena Madureira, município localizado a 144 km de Rio Branco. Sede do Iaco, no início da região central do Acre, em apenas quatro meses a Policia Militar efetuou 308 flagrantes, uma média de 77 por mês. Se comparados a Rio Branco, uma cidade com mais de 300 mil habitantes, os números correspondem ao trabalho de um dia das policias militar e civil, mas para uma cidade com pouco mais de 33 mil habitantes, isso é sinônimo de terror.

Anúncios


É das 18 até as 22 horas que os homens da Policia Militar tem mais trabalho. Entre as ocorrências, o porte de arma e o tráfico de entorpecentes encabeçam uma extensa lista registrada nos livros da instituição. Entre os agentes envolvidos 60% são menores, dos quais, 138 provocaram algum tipo de crime e 47 foram vitimas da própria violência.


– Das 126 apreensões de menores infratores em situação de grande potencial ofensivo, foi verificado que apenas 03 encontram-se recolhidos na Unidade Sócio Educativo Purus, o resto todos estão soltos – explica o Major Moncada.


Para se ter ideia do trânsito entre as delegacias, o Judiciário, as Penitenciárias e a comunidade, um dos menores envolvido com o tráfico de drogas, conhecido como Meleca, já foi preso 28 vezes. Os dados exclusivos foram informados pelo comando militar. Outros três não tiveram a mesma sorte, entraram para as estatísticas como vitimas do crime organizado. Foram assassinados.


Leia mais sobre a série:
PM de Sena Madureira inicia projeto “Escola faz Direito” 


Geovane Silva dos Santos, 21 anos de idade, residente no bairro da Pista, em Sena Madureira foi executado com pelo menos três perfurações durante o Carnaval deste ano. Weverton Santos da Silva, 18 anos, Ricardo Ferreira, 19 anos e um adolescente de 17 anos de idade envolveram-se no assassinato.


Além de exibirem idade entre 18 e 34 anos, o perfil dos jovens que praticam violência no Iaco está ligado aos moradores dos bairros da Pista ou Vitória, onde duas gangues lideradas por Cleisson do Nascimento Alves e Hermínio Neto Pessoa Lima disputam o tráfico de drogas e incentivam  as rixas entre os menores.


– Foi a partir desses dois, o Cleisson e o Hermínio que começou a guerra entre os menores. Isso extrapolou, atinge outros bairros e até salas de aulas – declarou o Major Moncada.


Ainda de acordo a autoridade policial, graças ao policiamento repreensivo e ostensivo feito pela corporação, os registros de homicídios e de violência são suportáveis. Nos quatro meses foram 10.800 abordagens feitas em pessoas e veículos. Uma das maiores operações comandada pelo major especialista em gestão da segurança, chamada de Saturação, teve como efeito 39 prisões em flagrantes.


– A Policia Militar tem se esforçado para cumprir metas, nosso maior desafio é o trânsito de presos entre o presídio e a liberdade. A tal da lei penal brasileira que precisa ser revista urgentemente – acrescentou Moncada.



Na próxima reportagem você vai conhecer a ficha completa de quem ajuda a engrossar as estatísticas dos crimes em Sena Madureira e os motivos de relaxamento dessas prisões.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido