Conecte-se agora

Aparelho quebrado no HC leva mãe ao desespero com medo de filho ficar cego

Publicado

em

Ray Melo,
da redação de ac24horas
[email protected]

Vivendo de favores há mais de 15 dias, na cidade de Rio Branco, a funcionária pública do município de Feijó, Elizangela da Silva Viana, 34, faz uma verdadeira peregrinação em busca de ajuda para o filho de quatro anos, que sofre de toxoplasmose.

Com passagens pagas pelo TFD, à servidora veio à capital em busca de um exame no Hospital das Clínicas, mas ao realizar a consulta e pegar os encaminhamentos, Elizangela da Silva foi comunicada que o aparelho que realizaria o procedimento estaria quebrado.

Segundo informações de oftalmologistas do HC, o mais importante para o diagnóstico da toxoplasmose ocular é o exame de fundo de olho com as pupilas dilatadas, quando o médico oftalmologista encontra a típica do toxoplasma. O exame é feito com o Oftalmoscópio.

O tratamento do J.E.A.S. só poderá ser iniciado após a realização do exame. A mãe da criança tomou conhecimento do estado de saúde de seu filho, há pouco mais de três meses. O medo da servidora é que a doença evolua e cause a cegueira no paciente.

Elizangela da Silva foi orientada a procurar a direção do HC, para saber quais as providências que seriam tomadas. De acordo com ela, os gestores do hospital colocaram seu nome numa lista, mas não deram previsão de quando o novo aparelho chegaria.

A fundoscopia ou oftalmoscopia é o exame em que se visualizam as estruturas do fundo de olho, dando atenção ao nervo óptico, os vasos retinianos, e a retina propriamente dita, especialmente sua região central denominada mácula.

Sem perspectivas, a servidora pública diz que não sabe o que fará, já que tem que voltar a cidade de Feijó, para assumir suas funções. “Estou assistindo ao sofrimento diário de meu filho sem poder fazer nada. Sinto-me impotente diante desta situação”, diz Elizangela.

Sem recursos para se manter em Rio Branco, a agente comunitária de saúde acredita que voltará a sua cidade sem que seu filho receba o atendimento adequado. “Fui informada que é um aparelho relativamente barato. Porque o hospital ainda não comprou um novo”, questiona.

De acordo com Elizangela, os funcionários do HC teriam informado que Oftalmoscópio estaria quebrado desde o ano passado. A servidora afirmou ainda, que dezenas de pessoas estariam na lista para realização de exames que dependem do mesmo aparelho.

Acre

No Acre, torcedora faz simpatia para garantir vitória do Brasil

Publicado

em

Cada um torce como pode pela seleção brasileira de futebol e em copas do mundo as simpatias ficam em alta. Vale tudo para garantir vitórias dentro do campo.

A advogada Janaira Silva repetiu nesta quarta-feira, 24, a simpatia que faz em todas as Copas do Mundo: colocou o nome do adversário do Brasil no congelador.

“É pra esfriar porque eles chegam fervendo. Aí a gente coloca o nome na geladeira , eles ficam frios e perdem. É um hábito meu, da minha filha Camila e da minha companheira e tem dado certo”, cita ela.

Já a dona de casa Maria Sueli de Melo Pereira, 59 anos, apela para a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Em todas as partidas do Brasil põe a imagem da santa ao lado da televisão e reza pela vitória. “Eu torço e rezo à nossa padroeira e a vitória é certa como foi hoje”, conta ela.

Veja o vídeo:

play-rounded-fill
Continuar lendo

Acre

Blogueira acreana faz live e narra gol de ‘Pombo’ no Catar: “um monstro”

Publicado

em

Fazendo parte do time oficial de influenciadores digitais da seleção brasileira nesta Copa do Mundo 2022, a blogueira acreana Jéssica Ingrede alcançou milhares de visualizações em seu Instagram ao fazer transmissão ao vivo do jogo direto da arquibancada, no Catar.

Ela filmou o momento exato em que o jogador Richarlison, o Pombo, fez o segundo gol pelo time em cima da Sérvia. Aos gritos, ela comemorou: “ele é um monstro”.

O Brasil venceu a partida por 2×0 nesta estreia pelo grupo G.

Veja o vídeo:

Continuar lendo

Acre

Transmissão de jogo do Brasil na Concha falha e torcedores vaiam

Publicado

em

Mesmo sob o calor do sol em Rio Branco, diversos acreanos lotaram as arquibancadas da Concha Acústica para assistir a primeira partida do Brasil contra a Sérvia, na Copa do Mundo, mas as expectativas foram baixas, com problemas que ocorreram durante a transmissão.

Por falhas na internet, o jogo foi pausado diversas vezes, com as imagens travadas em mais de um minuto, causando desconforto nos telespectadores, que chegaram a vaiar os momentos.

“Acho que vai ser preciso eu ligar meu roteador para o governo transmitir esse jogo direito”, disse Luísa Santos.

Antes do início do primeiro tempo, o sinal foi reestabelecido. Segundo um dos representantes da Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo (SEET), houve a sobrecarga de usuários no ponto de WEB do espaço, mas a situação foi resolvida.

Fotos de Sérgio Vale:

Continuar lendo

Acre

Acre registra mais 214 novos casos de Covid-19 nesta quinta-feira

Publicado

em

O boletim diário da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) desta quinta-feira (24) trouxe mais 214 novos casos confirmados de Covid-19.

Agora, o número de casos confirmados no estado é de 153.350. Nenhum óbito foi notificado, fazendo com que o número oficial de mortes por covid-19 permaneça em 2.029 em todo o estado.

Até o momento, o Acre registra 360.113 notificações de contaminação pela doença, sendo que 206.753 casos foram descartados e 10 exames de RT-PCR aguardam análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen).

Pelo menos 150.232 pessoas já receberam alta médica da doença e não há registro de pessoas internadas até o fechamento do atual boletim.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.