Menu

Pesquisar
Close this search box.

Comprar medicamento à base de sibutramina fica mais difícil a partir deste sábado, 10

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A venda de medicamentos à base da substância sibutramina, utilizada como inibidor do apetite, por drogarias e farmácias torna-se mais rigorosa a partir deste sábado (10) em todo o território brasileiro por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


Ao prescrever tais medicamentos, os médicos devem além de assinar a Receita B2, de cor azul e numerada, fornecer ao paciente o “Termo de Responsabilidade do Prescritor para Uso do Medicamento Contendo a Substância Sibutramina” –  que deve apresentar: nome, idade, sexo e diagnóstico, sendo assinado pelo médico, paciente e farmacêutico dispensador.

Anúncios


Outra novidade é que o médico fica responsável por realizar o acampamento permanente do paciente cujo medicamento sibutramina tenha sido por ele prescrito, ficando obrigado, inclusive, de disponibilizar seu contato telefônico, e-mail, fax ou quaisquer outros meios de que viabilize a comunicação com o paciente.


O médico também será responsabilizado pelo monitoramento da pressão arterial e da frequência cardíaca durante todo o tratamento, pois o uso da sibutramina tem como efeito colateral o aumento, de forma relevante, da pressão arterial e da frequência cardíaca, o que pode determinar a descontinuidade do tratamento


Sem o termo assinado pelo médico responsável pelo paciente,  a venda fica proibida por farmácias e drogarias, pois, há risco comprovado de infarto do miocárdio não fatal, acidente vascular cerebral não fatal, parada cardíaca ou morte cardiovascular nas pessoas que fazem uso do medicamento.


Os médicos só poderão prescrever a sibutramina para pacientes obesos que apresentem índice de massa corpórea maior ou igual a trinta quilogramas por metro quadrado, num prazo máximo dois anos, devendo ser acompanhado por um programa de reeducação alimentar e atividade física compatível com as condições do usuário.


Veja como deve ser o termo:


TERMO DE RESPONSABILIDADE DO PRESCRITOR PARA USO DO MEDICAMENTO CONTENDO A SUBSTÂNCIA SIBUTRAMINA


Eu, Dr.(a) ______________________________________________, registrado no Conselho Regional de Medicina do Estado sob o número ___________________, sou o responsável pelo tratamento e acompanhamento do(a) paciente __________________________________________, do sexo ___________________, com idade de ______ anos completos, com diagnóstico de ___________________________________________, para quem estou indicando o medicamento à base de SIBUTRAMINA.


Informei ao paciente que:


 


1.        O medicamento contendo a substância sibutramina:


a. Foi submetido a um estudo realizado após a aprovação do produto, com 10.744 (dez mil, setecentos e quarenta e quatro) pacientes com sobrepeso ou obesos, com 55 (cinqüenta e cinco) anos de idade ou mais, com alto risco cardiovascular, tratados com sibutramina e observou-se um aumento de 16% (dezesseis por cento) no risco de infarto do miocárdio não fatal, acidente vascular cerebral não fatal, parada cardíaca ou morte cardiovascular comparados com os pacientes que não usaram o medicamento; e


b. Portanto, a utilização do medicamento está restrita às indicações e eficácia descritas no item 2, e respeitando-se rigorosamente as contraindicações descritas no item 3 e as precauções descritas no item 4.


 


2. As indicações e eficácia dos medicamentos contendo sibutramina estão sujeitas às seguintes restrições:


a. A eficácia do tratamento da obesidade deve ser medida pela perda de peso de pelo menos de 5% (cinco por cento) a 10% (dez por cento) do peso corporal inicial acompanhado da diminuição de parâmetros metabólicos considerados fatores de risco da obesidade; e

Anúncios


b. o medicamento deve ser utilizado como terapia adjuvante, como parte de um programa de gerenciamento de peso para pacientes obesos com índice de massa corpórea (IMC) > ou = a 30 kg/m2 (maior ou igual a trinta quilogramas por metro quadrado), num prazo máximo de 2 (dois) anos, devendo ser acompanhado por um programa de reeducação alimentar e atividade física compatível com as condições do usuário.


 


2.        O uso da sibutramina está contra-indicado em pacientes:


 


a. Com índice de massa corpórea (IMC) menor que 30 kg/m2 (trinta quilogramas por metro quadrado);


b. Com histórico de diabetes mellitus tipo 2 com pelo menos outro fator de risco (i.e., hipertensão controlada por medicação, dislipidemia, prática atual de tabagismo, nefropatia diabética com evidência de microalbuminúria);


c. Com histórico de doença arterial coronariana (angina, história de infarto do miocárdio), insuficiência cardíaca congestiva, taquicardia, doença arterial obstrutiva periférica, arritmia ou doença cerebrovascular (acidente vascular cerebral ou ataque isquêmico transitório);


d. Hipertensão controlada inadequadamente, > 145/90 mmHg (maior que cento e quarenta e cinco por noventa milímetros de mercúrio);


e. Com idade acima de 65 (sessenta e cinco) anos, crianças e adolescentes;


f. Com histórico ou presença de transtornos alimentares, como bulimia e anorexia; ou


g. Em uso de outros medicamentos de ação central para redução de peso ou tratamento de transtornos psiquiátricos.


 


 As precauções com o uso dos medicamentos à base de sibutramina exigem que:


a. Ocorra a descontinuidade do tratamento em pacientes que não responderem à perda de peso após 4 (quatro) semanas de tratamento com dose diária máxima de 15 mg/dia (quinze miligramas por dia), considerando-se que esta perda deve ser de, pelo menos, 2 kg (dois quilogramas), durante estas 4 (quatro) primeiras semanas; e


b. Haja a monitorização da pressão arterial e da frequência cardíaca durante todo o tratamento, pois o uso da sibutramina tem como efeito colateral o aumento, de forma relevante, da pressão arterial e da frequência cardíaca, o que pode determinar a descontinuidade do tratamento.


5. O uso da sibutramina no Brasil está em período de monitoramento do seu perfil de segurança, conforme RDC/ANVISA Nº 52/2011.


6. O paciente deve informar ao médico prescritor toda e qualquer intercorrência clínica durante o uso do medicamento.


7. É responsabilidade de o médico prescritor notificar ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, por meio do sistema NOTIVISA, as suspeitas de eventos adversos de que tome conhecimento.


 


8. Para viabilizar e facilitar o contato, disponibilizo ao paciente os seguintes telefones, e-mail, fax, ou outro sistema de contato:_____________________________________________.


____________________________________________________.


Assinatura e carimbo do(a) médico(a):


____________________________________ C.R.M.: _________


 


Data: ____/____/_____


 


A ser preenchido pelo(a) paciente: Eu, _______________________________________, Carteira de Identidade Nº: ____________, Órgão Expedidor _________________, residente na rua ___________________________________, Cidade ___________________________, Estado _________, telefone ___________________, recebi pessoalmente as informações sobre o tratamento que vou fazer. Entendo que este remédio é só meu e que não devo passá-lo para ninguém.


Assinatura: _____________________________________


Data: ____/____/_____


 


A ser preenchido pela Farmácia de manipulação no caso de o medicamento ter sido prescrito com indicação de ser manipulado: Eu, Dr.(a) _______________________________________________, registrado(a) no Conselho Regional de Farmácia do Estado sob o número ___________________, sendo o responsável técnico da Farmácia _________________________________________, situada no endereço ______________________________________________________, sou responsável pelo aviamento e dispensação do medicamento contendo sibutramina para o paciente _____________________________________________.


Informei ao paciente que:


1. Deve informar à farmácia responsável pela manipulação do medicamento relatos de eventos adversos durante o uso do medicamento; e


2. É responsabilidade do responsável técnico da Farmácia notificar ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, por meio do sistema NOTIVISA, as suspeitas de eventos adversos de que tome conhecimento.


3. Para viabilizar e facilitar o contato, disponibilizo ao paciente os seguintes telefones, e-mail, fax, ou outro sistema de contato:


_____________________________________


Assinatura e carimbo do(a) farmacêutico(a):


______________________________ C.R.F.: _________


Data: ____/____/_____


Assinatura do (a) paciente:


______________________________________________


Data: ____/____/_____


 


Edmilson Alves, de Rio Branco-AC
edmilsonacre@yahoo.com.br
Redação de ac24horas

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido