Menu

Pesquisar
Close this search box.

Processo que elegeu Cabide vereador deve ser extinto nesta quarta; é o fim de coligações

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O parecer do relator da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Valdir Raupp (PMDB-RO), deve confirmar o fim das coligações (união de vários partidos que durante um pleito funciona com se fossem um só) nas eleições para os cargos de vereador, deputados estaduais e federais. A informação é da Agência Senador que já dá como certa a aprovação da medida nesta quarta-feira (05).


Com o fim das coligações ficará impossível a transferência de votos de candidato de um partido para outro, como ocorre no processo atual. Caso a medida fosse válida em 2008, o vereador Cabide, de Rio Branco (AC), não seria eleito, pois precisou da união de cinco partidos (PSDC – PTC – PTB – PSL – PRTB) para atingir os votos necessários.

Anúncios


“O texto mantém a determinação constitucional vigente que assegura autonomia dos partidos para estruturação e organização interna, prevendo em seus estatutos normas de fidelidade e organização partidária. Também mantém a não obrigatoriedade de vinculação entre as candidaturas em âmbito nacional, estadual, distrital e municipal”, diz a Agência.


Edmilson Alves, de Rio Branco-Ac
edmilsonacre@yahoo.com.br
Redação de ac24horas


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido