Conecte-se agora

Antônia Lúcia quer saber como o Governo do Acre está aplicando recursos direcionados ao saneamento

Publicado

em

Diante das constantes denúncias de contaminação de mananciais com os resíduos sólidos das cidades do Acre, a deputada Antônia Lúcia (PSC-AC), apresentou dois requerimentos, para que os gestores da administração estadual expliquem como estaria sendo aplicados os recursos destinados a área de saneamento básico no Estado.

A parlamentar acreana deu entrada na Câmara dos Deputados em dois requerimentos que pedem informações detalhadas. O primeiro requerimento ao Ministério das Cidades, solicitando o valor do repasses direcionados ao Acre. No segundo requerimento, Antônia Lúcia pede ao Deracre, informações de todos os projetos que estão sendo executados.

Antônia Lúcia quer saber do MC, quanto foi feito em repasse de recursos para iniciativas de saneamento, nas áreas de abastecimento de água tratada, esgotamento sanitário e manejo de resíduos sólidos urbanos. A deputada pede ainda, informações sobre as estações de tratamento de esgoto, que fazer parte dos investimentos do PAC, no Acre.

“Os projetos e investimentos do PAC previam a construção de estações de tratamento de resíduos sólidos. Quero saber o que os gestores públicos do nosso Estado estão fazendo nesta área, já que existe muita propaganda, mas na prática a população continua sofrendo com a contaminação dos rios e córregos com o esgoto produzido nas cidades”, diz a deputada.

Outra solicitação da parlamentar diz respeito aos repasses de recursos para iniciativa de reabilitação de áreas urbanas, por intermédio do Programa Nacional de Reabilitação, aos municípios do Estado do Acre. Antônia Lúcia quer mais transparência na aplicação do dinheiro público e retorno em benefícios a população das comunidades acreanas.

“Este ato não é para fazer política ou oposição ao Governo do Estado. O papel do parlamentar é fiscalizar para que os investimentos federais sejam bem aplicados e tragam o retorno desejado pela população. Estamos cobrando a qualidade de vida tão propagada nas peças publicitárias das administrações estadual e municipal”, destaca Antônia Lúcia.

A proposta de deputada é fazer o acompanhamento dos programas federais de investimento e manutenção, transferidos para o Estado do Acre, na área de desenvolvimento urbano. O oficio enviado ao diretor do Deracre, Marcus Alexandre, pede informações detalhadas sobre as obras urbanas  em execução.

A parlamentar do PSC quer saber um apanhado geral das ações de recuperação de ramais, e outras obras de infra-estrutura urbana e de transportes, executadas com  recursos recebidos de programas federais e forma de aplicação dos repasses. As informações solicitadas compreendem os exercícios de 2007 a 2011.

Ray Melo, da redação de ac24horas – raymelo.ac@gmail.com

Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conectar

Deixe uma resposta

Acre

Bezerro de 200 kg cai em poço e é resgatados pelos bombeiros

Publicado

em

Um bezerro pesando aproximadamente 200 quilos caiu num poço com mais de 2 metros de profundidade nesse sábado (19). A equipe de salvamento do 2° Batalhão do Corpo de Bombeiros foi acionada para resgatar o animal.

O poço fica localizado numa propriedade rural situada no ramal do Moreira, no quilômetro 2, do bairro Santa Maria.

Segundo os bombeiros, para a retirada do animal, foi utilizado o sistema de multiplicação de forças 4×1, que serve para dividir o peso do animal, que tinha cerca de 200 kg, facilitando a puxada.

A operação de resgate durou cerca de 50 minutos. O animal foi retirado com vida e entregue aos cuidados do proprietário que estava no local.

Veja o vídeo:

Continuar lendo

Acre

Acre deve receber quase 20 mil doses de vacinas na segunda-feira

Publicado

em

O Ministério da Saúde informou o envio de mais um lote de vacinas contra a covid-19 ao Estado do Acre. A chegada está prevista para segunda-feira (21).

Segundo informações do órgão federal, são 19.250 doses da AstraZeneca, imunizante da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A previsão é que as vacinas desembarquem no Aeroporto Internacional Plácido de Castro, em Rio Branco, às 14h10.

O novo lote deve acelerar o ritmo de imunização na capital. Atualmente, Rio Branco está vacinando o público em geral a partir de 38 anos neste domingo (20), no Ginásio do Sesi, Manoel Julião. O mutirão começou às 8h e vai até às 22h.

Continuar lendo

Acre

Sargento diz que formar trisal não é crime: “crime é bater na mulher”

Publicado

em

Durante entrevista concedida ao Cipódcast na noite desse sábado, 19, transmitida nas redes sociais do ac24horas, o Sargento Paz, da Polícia Militar, comentou o relacionamento dos sargentos acreanos que já eram casados e decidiram formar um trisal em Brasileia.

Os sargentos são colegas de farda de Sargento Paz, que comentou a reação após a divulgação do relacionamento a três. “Toda hora tem algum comentário [sobre o trisal] na rua. Um dia desses estava no quilômetro 80 da Transacreana quando um açougueiro me parou e perguntou: sargento o que é um trisal?”, disse.

Para Paz, relacionamentos a três já existem desde os primórdios, porém muita gente não legalizou. “Nery é o primeiro infante de guerra, então está recebendo muita crítica. Mas ele está criando jurisprudência no Brasil”, pontua.

O colega de farda ainda parabenizou sargento Nery, que forma o trisal do Acre. “É um bom pai, um bom marido, bom policial. Não é crime [o trisal], crime é usar drogas e bater na mulher”. Ao final, Paz brincou: “se fosse comigo, seria o ‘quintasal’. Seria uma loura, uma ruiva, uma negrona e uma oriental. Aí sim”.

Assista a entrevista completa:

video

Continuar lendo

Acre

Socorro Neri confirma saída do PSB: “Estamos em projetos divergentes”

Publicado

em

A secretária de educação, Socorro Neri, usou as redes sociais na noite de sábado (19) para confirmar que deixará o Partido Social Brasileiro (PSB) por questões políticas.

No entanto, apesar dos rumores, Neri descarta ida ao Partido Progressistas. “Informo que solicitarei minha desfiliação ao PSB e esclareço ser falsa a notícia de que me filiarei ao Progressistas”, declarou.

A gestora destacou que devido às movimentações políticas da sigla, ela e o partido estão em ‘projetos divergentes’.

Um dos motivos de sua saída da sigla é que Neri deseja retribuir o apoio dado pelo governador Gladson Cameli nas eleições municipais de 2020. “Enquanto o partido se movimenta para o lançamento de candidatura ao governo em 2022, é pública a minha decisão de retribuir o apoio que recebi do Governador Gladson Cameli na campanha à prefeitura de Rio Branco”, explicou.

Por fim, a secretária frisou que no início da próxima semana visitará os dirigentes do PSB para agradecer pessoalmente a acolhida nos últimos cinco anos.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas