Menu

Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura de Cruzeiro do Sul inicia terraplanagem para asfaltar mais de 4 quilômetros de ramais

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O trabalho de terraplanagem começou pelo início do Ramal da BR-307, onde será pavimentado 1 quilômetro e 100 metros. No pequeno trecho, estão duas ladeiras que dificultavam a trafegabilidade durante o inverno. Devido aos atoleiros na época chuvosa, caminhões com agricultores faziam longos desvios por conta desse intervalo da estrada.


“Além de beneficiar os produtores rurais, o asfaltamento vai ultrapassar o Club do Sinteac, frequentado pelos servidores da educação e boa parte da população de Cruzeiro do Sul. Os moradores daqui, também estão contentes porque terão melhor condição de levar os filhos a escola e suas propriedades ficam mais valorizadas”, comenta o prefeito em exercício, Mazinho Santiago ao vistoriar a obra.

Anúncios


Os outros 3,2 quilômetros vão ligar a via de acesso do Campus da Ufac com a Comunidade Rural Canela Fina. A pavimentação desse trecho também é estratégica, a estrada do Canela Fina é utilizada por centenas de produtores rurais, dos ramais Badejo de Cima e Badejo de Baixo, além de outras estradas vicinais habitadas por agricultores.


Moradores da Comunidade Canela Fina chegaram a fazer bloqueio na construção da via de acesso à Ufac, construída pelo Deracre, exigindo que a pavimentação chegasse à comunidade, mas não foram ouvidos. “Nós sabemos da luta desses moradores, eu e o prefeito Vagner Sales conhecemos que é uma reivindicação antiga e justa. Com esse trabalho, nós estamos beneficiando algumas das comunidades que mais produzem na nossa zona rural”, diz Santiago.


O valor do investimento na construção desses dois trechos é de apenas R$ 916 mil. Esse recurso faz parte de um convênio com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), no valor de R$ 2,4 milhões, com o qual também foram adquiridos caminhões, veículos e equipamentos. “Graças a Deus nós temos tido credibilidade para conseguir recursos que já eram dados como perdidos, como esse convênio de 2007. A gente vai executando as obras com dedicação, procurando fazer da melhor maneira possível e as boas informações chegam até as instituições que podem facilitar a vinda dos recursos. Dessa forma, nós temos conseguido realizar um bom trabalho em Cruzeiro do Sul”, diz o prefeito Vagner Sales de Brasília onde está em busca de mais investimentos para Cruzeiro do Sul.



O vice-prefeito, Mazinho Santiago, lembra que a manutenção dos ramais é responsabilidade do Governo do Estado, mesmo assim, a Prefeitura tem feito o que é possível. “Neste verão nós recuperamos os ramais da Boca do Moa, Miritizal ligando a Olivença e Igarapé da Onça. Agora, estamos asfaltando esses trechos. Quando nós falamos que queremos parceria com o governo, não é pra ele mandar dinheiro para Prefeitura, basta cumprir sua parte. O Deracre é um órgão do estado e assim como, recupera ramais em Mâncio Lima e Rodrigues Alves deve fazer a mesma coisa em Cruzeiro do Sul. Não precisa o Deracre estar com suas máquinas na BR-364 porque lá, os trechos estão licitados para as empresas”, finaliza.


Neto Vitalino, de Cruzeiro do Sul


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido