A feira Avistar Brasil 2025, realizada em São Paulo (SP), no último fim de semana, recebeu um total de 15 mil visitantes. O evento é o mais importante do setor na América Latina e, nesta edição brasileira, estima-se que o estande acreano atraiu cerca de 4 mil pessoas para observação de aves, atividade também conhecida como birdwatching.
Jovem praticante acreano de birdwatching, Rodrigo Padula participou do evento, que recebeu personalidades reconhecidas do mundo da ornitologia (ramo da zoologia que se dedica ao estudo das aves).
“O Avistar é muito importante, porque aqui estão muitas celebridades do mundo da observação de aves. Por isso é importante ver aqui a representação do Acre, para mostrar o nosso potencial de ecoturismo e observação de aves. Que o nosso estado seja reconhecido por todo o Brasil e que todos saibam que o Acre existe”, disse.
O diretor de Turismo da Sete, Jackson Viana, destacou a atuação do Acre na feira e ressaltou que o estande foi estratégico para apresentar o estado não apenas como um destino ideal para a observação de aves, mas também para divulgar a infraestrutura de hospedagem e outros atrativos turísticos locais.

Foto: Cedida
“Temos fortalecido o segmento do turismo de observação, que é muito crescente e faz parte do plano de turismo internacional do Brasil. O Acre teve uma empresa selecionada pela Embratur [Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo] para fazer parte do programa Visit Brasil, e levamos essa empresa, com apoio do Sebrae, para participar de rodadas de negócios, divulgando os roteiros”, detalhou Jackson.
Ainda segundo o diretor, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) também esteve presente na feira. “Tivemos uma palestra do Ricardo Plácido, da Sema, sobre unidades de conservação ideais para observação. Foi uma ação que promoveu o Acre como um paraíso das aves, mostrando o estado como um destino perfeito para a prática, e é interesse do governo fortalecer o segmento”, afirmou.
Fonte: Agência de Notícias do Acre