Menu

Pesquisar
Close this search box.

Todos os atuais vereadores de Rio Branco devem ser candidatos à reeleição

FOTO: JARDY LOPES
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um levantamento do ac24horas junto aos atuais vereadores da capital acreana mostra que todos os atuais 17 parlamentares municipais serão candidatos à reeleição nas eleições deste ano.


Dos atuais parlamentares, três eram suplentes e assumiram em janeiro do ano passado. Elzinha Mendonça (PSB), João Marcos Luz (PL) e James do Lacen (PDT) herdaram os mandatos com a eleição de Adailton Cruz (PSB), Emerson Jarude (Novo) e Michelle Melo (PDT) que eram vereadores e foram eleitos deputados estaduais nas últimas eleições.

Anúncios


Mais da metade dos vereadores devem disputar reeleição por um partido diferente do que foram eleitos

A reportagem conversou com os vereadores da capital acreana sobre a possibilidade de mudança de partido em relação à sigla partidária que o parlamentar disputou a eleição.


Dos atuais vereadores, João Marcos Luz e o presidente da Câmara, Raimundo Neném, trocaram de partido. Os dois agora são do Partido Liberal, sigla que o prefeito Tião Bocalom se filiou neste sábado (23). Luz deixou o MDB, enquanto Neném saiu do PSB para o Partido Liberal.


Dos outros 14 vereadores, metade admite a possibilidade de mudar de sigla partidária. Joaquim Florêncio (PDT), Antônio Moraes (PSB), Lene Petecão (PSD), Rutênio Sá (PP) e Fábio Araújo (PDT) revelaram que estão considerando trocar de partido. Os destinos podem ser MDB, Republicanos, União Brasil e PL, partido da base do prefeito Tião Bocalom.


A principal figura de oposição de Bocalom na Câmara, Elzinha Mendonça (PSB) avalia sondagens do PP e do Solidariedade

O único que admite que já tem um novo destino certo é o médico Raimundo Castro, que vai deixar o PSDB e é mais um a integrar o PL.


Já sete vereadores confirmaram ao ac24horas que não devem mudar de partido para as eleições deste ano. Permaneceram em suas siglas partidárias, Célio Gadelha, no MDB; Ismael Machado no PSDB; Arnaldo Barros no Podemos; Samir Bestene e N. Lima no Progressistas, e Hildegard Pascoal e Francisco Piaba no União Brasil.


Número de vereadores aumenta de 17 para 21 em Rio Branco

As eleições municipais na capital acreana vão ter uma novidade este ano. Em Rio Branco, a Câmara Municipal elegerá 21 vereadores. No ano passado, os vereadores aprovaram a Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município de Rio Branco, que altera o artigo 28 e eleva o número de vereadores da Câmara Municipal de 17 para 21 a partir da próxima legislatura, que se iniciará em 1º de janeiro de 2025.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido