Menu

Pesquisar
Close this search box.

Seis pessoas são indiciadas por homicídio doloso por explosão de barco em Cruzeiro do Sul

“O caso aconteceu por total falta de atenção e cuidado com a vida humana” diz delegado


Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Cinco anos depois, a Polícia Civil de Cruzeiro do Sul concluiu o inquérito e indiciou por homicídio doloso e lesão corporal grave seis pessoas e a empresa Pimpão pela morte de seis pessoas na explosão de um barco em 7 de junho de 2019.


Entre ss mortes, estava um bebê de oito meses e outros seis ficaram gravemente feridas quando o barco em que estavam explodiu às margens do Rio Juruá.

Anúncios


A embarcação, onde havia 18 pessoas a bordo, era abastecida com 5 mil litros de gasolina quando aconteceuum curto circuito de uma bateria que ocasionou a explosão.


O delegado Lindomar Ventura, que iniciou as investigações, ouviu as testemunhas e envolvidos e com.base nas perícias e laudos, determinou a responsabilidade criminal de cada um dos 6 envolvidos: o dono e ex dono do barco, o caminhoneiro, o funcionário do barco, o dono do combustível e o irmão dele.


“O caso aconteceu por total falta de atenção e cuidado com a vida humana. O barco que transportava pessoas era abastecido com 5 mil litros de gasolina e houve a explosão. Multas pessoas foram jogadas no rio e outras ficaram no barco “, contou o delegado explicando a demora do resultado do trabalho policial pela complexidade do caso e ao fato, de que na época, havia muitos crimes na cidade.


O delegado Adam Ximenes disse que o caso agora será remetido ao Ministério Público. ” Vamos enviar o inquérito ao Ministério Público que poderá seguir o posicionamento da Polícia judiciária ou não ao oferecer denúncia. Mas nosso entendimento é que houve 6 homicídios dolosos onde as pessoas assumiram o risco do resultado, que foram as mortes “, relatou o delegado.


Os nomes dos indiciados não foram divulgados.


Crime doloso – Crime com intenção, quando o agente quer ou assume o resultado. A definição de crime doloso está prevista no artigo 18, inciso I do Código Penal, que considera como dolosa a conduta criminosa na qual o agente quis ou assumiu o resultado. A pena para o homicídio doloso simples é de reclusão de 6 a 20 anos, conforme o artigo 121 do Código Penal.


O caso


No final da tarde de 7 de junho de 2019, em Cruzeiro do Sul, o caminhão de uma distribuidora de combustível parou na margem do Rio Juruá e o motorista lançou uma mangueira, barranco abaixo, até alcançar uma embarcação onde havia 18 pessoas, incluindo um bebê, que seguiriam para Marechal Thaumaturgo.


O veículo lançou 5 mil litros de gasolina pela mangueira. Na embarcação, segundo testemunhas, a manobra de encher os galões plásticos era comandada pelo dono do barco. Mas , no batelão, haviam pessoas manuseando uma bateria e as faíscas produziram uma grande explosão que matou 6 pessoas, deixando órfãos , viúvas, dores e consequências.


Seis vítimas fatais da explosão do barco


Iohana Silva, oito meses.


Marluce Silva dos Santos, 38, mãe de Iohana.


Jucicleide Ferreira da Silva, de 42 anos

Anúncios


Valdir Torquato da Silva, de 51 anos.


Antônio José de Oliveira da Silva, de 33 anos.


Simone Souza Rocha, de 24 anos


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido