Menu

Pesquisar
Close this search box.

Pascoal defende MedTrauma: “Podemos pagar 4 vezes mais do valor e cancelamento causaria danos no Pronto-Socorro”

FOTO: SÉRGIO VALE
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, esteve nesta terça-feira (20) na Assembleia Legislativa para prestar esclarecimentos sobre os contratos com a MedTrauma, empresa que presta serviços de ortopedia ao sistema de saúde do Estado. Esses contatos estão sob investigação por suspeitas de superfaturamento, segundo a Controladoria-Geral do Estado.


“Nós sabíamos que o Pronto Socorro sempre foi vitrine”, disse o gestor afirmando que os problemas foram revertidos e há muito tempo não há mais pacientes nos corredores. Mais de 1.110 foram atendidos antes da tercerização, liberados para atendimento eletivo.

Anúncios


“Pensando na questão da vantagem, não há critério melhor que o atendimento de qualidade à população”, disse Pascoal, sustentando que a terceirização do setor de ortopedia do PS é bem-sucedido.


Para ele, sobrepreço não é um critério a ser avaliado porque pela tabela do SUS não seria possível entregar medicamentos e outros aos pacientes. “O Ministério da Saúde reconhece que é possível pagar até 4 vezes o valor da tabela SUS. Uma coisa é operar um paciente em São Paulo, outra coisa é operar um paciente na Amazônia. Os custos são maiores na região”, disse.


Pascoal afirmou que as possíveis sequelas nos pacientes, algo citado na reportagem do Fantástico, podem motivar notificações à empresa, mas os resultados foram apresentados com mais de 3,6 mil intervenções realizadas pós-terceirização.


FOTO: SÉRGIO VALE

O secretário rechaçou direcionamento de recursos através do apostilamento e deu detalhes o porquê de a Saúde utilizar desse sistema para realizar pagamentos. Ele leu decisão do TCU sobre adesão de outros Estados e municípios à ata do Acre, a chamada carona em licitação. “O TCU manifestou liberando qualquer pagamento”.


O deputado Pedro Longo perguntou sobre riscos de cancelar o contrato com a MedTrauma ao que Pascoal respondeu que a adesão de ata é legal e que no Acre não há que desabone a conduta da empresa para revogação e que isso poderia causar um dano assistencial significativo no Pronto Socorro.


A deputada Michele Melo disse que há que se falar em várias ocorrências que delineam as denúncias contra a MedTrauma. “Além da expertise como médica temos as denúncias dos pacientes até a matéria em nível nacional”, disse.


“No relatório do TCU e da CGU há muita coisa. Ela quer que os órgãos fiscalizadores estejam na Aleac explicando os detalhes dos relatórios”, destacou Michele apresentou valores cobrados pela MedTrauma e por outros Estados, bem menores que o da empresa denunciada. Ela rechaçou que pede o cancelamento do contrato com a MedTrauma, mas replicar o que foi feito no Mato Grosso, que saiu da carona com o Acre e abriu licitação próprio, o que trouxe muita economia.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido