Menu

Pesquisar
Close this search box.

As mulheres estão chegando e pedem passagem ao eleitor

Foto: reprodução/redes socias

É salutar para a política, quando se vê mulheres disputando mandatos para prefeita. Em Rio Branco, o que é uma pena, não teremos nenhuma mulher se candidatando a gerir a PMRB. Mas, isso é compensado no interior, onde várias mulheres disputarão as prefeituras. No Bujari, teremos a atuante vereadora, Aparecida Rocha (PP); em Epitaciolândia, a tradicional militante petista, professora Neide Lopes, a Neidinha; em Brasiléia, a ex-prefeita Leila Galvão (MDB) e a novata na política e candidata da prefeita Fernanda Hassem, Suly Guimarães (partido a definir); a médica Jéssica Sales (MDB) será a candidata a prefeita de Cruzeiro do Sul, e a vereadora Terezinha Moreira (PL), em Feijó. O ideal seria termos mulheres disputando todas as prefeituras, mas já é um bom avanço essas guerreiras ousarem detonar o machismo na política acreana.


BEM ENCAMINHADA


A filiação do Delegado Railson no MDB está bem encaminhada. Na próxima semana deve vir a Rio Branco conversar com as lideranças do partido.


NOME QUE EMERGIU


O Delegado Railson é um nome novo, popular, que emergiu na política de Feijó, o que foi registrado nas pesquisas do ano passado. Será um forte candidato a prefeito do município.


AMARRANDO BEM


A deputada federal Socorro Neri (PP) está jogando certinho para quem quer se reeleger. Tem amarrado apoios importantes nos municípios com candidatos a prefeito, visando o retorno em 2026.


NÃO É UM FATO NOVO


O anúncio de que MDB e PSB estarão no mesmo palanque para a PMRB, nem pode ser considerado como um fato novo, já era esperado, pela proximidade do candidato do MDB, Marcus Alexandre, com a direção do PSB.


O FOCO É OUTRO


Nas discussões entre os dirigentes do MDB e PSB para a formatação da aliança, não entrou em pauta a questão da indicação do vice, a escolha do vice do Marcus Alexandre deve acontecer próximo mais na frente.


FOCO EM 2026


O ex-deputado Jenilson Leite (PSB), uma das maiores lideranças do partido, não pensa na vice, o seu foco é ser candidato ao governo em 2026.


PSD ATRAVESSOU


Quando estava tudo certo para o ex-prefeito Vando Torquato se filiar ao MDB, o senador Sérgio Petecão (PSD) atravessou o samba, e acertou a filiação de Wando no seu partido, para disputar a prefeitura de Tarauacá.


GLADSON E MAILZA


O senador Sérgio Petecão (PSD) disse ontem ao BLOG que trabalha para ter o maior número de candidatos possíveis a prefeitos nos municípios. Para 2026, ele já tem meta traçada: apoiar o governador Gladson para uma das vagas do Senado e a vice-governadora Mailza Assis ao governo.


VAMOS VER SE O BOI DANÇA


A entrada de Artur Liborino para a equipe da vice-governadora Mailza Assis, busca a montagem de uma articulação política para a sua candidatura ao governo em 2026.


COMEÇAR DO ZERO


Até o momento, a vice-governadora Mailza Assis não conseguiu projetar o seu nome para a disputa ao governo de 2026. É mal divulgada na mídia, e sua articulação política não vai além de um grupo de pastores. É um trabalho duro para o Artur mudar o panorama. Mas, como ele é um profissional do marketing, é esperar.


CABO-ELEITORAL


Com o descarte do empresário Marcelo Moura de ser o vice na chapa do prefeito Bocalom, vai ficar apenas como o mais fervoroso cabo-eleitoral da candidatura do velho Boca na campanha.


ESPECIALISTA NO ASSUNTO


O deputado Afonso Fernandes (PL) é um especialista na difícil arte de montar chapas para disputar eleições proporcionais. Por isso, podem esperar que o SOLIDARIEDADE, que hoje comanda, virá com chapa forte para vereador de Rio Branco.


GRATA SURPRESA


O deputado Afonso Fernandes (PL) é uma das gratas surpresas dessa legislatura da ALEAC. Como bom orador, faz bem a defesa do governo do Gladson, nos embates com a oposição.


TRABALHO PARA O PADEIRO


A vereadora Aparecida Rocha (PP) vai dar trabalho ao prefeito Padeiro, na disputa pela prefeitura do Bujari.


NÃO CONSEGUIU SEDIMENTAR


A prefeita Néia (PDT), de Tarauacá, não conseguiu sedimentar a imagem de uma boa gestora, passou grande parte do tempo numa briga sem sentido com o MP, que apenas cumpre o seu papel de fiscalizar a gestão pública. Mas, como está no poder, não é para os adversários lhe menosprezar na eleição de prefeito.


QUEM APARECE MELHOR


Hoje – é bom lembrar que a campanha não começou- quem aparece melhor na fita em Tarauacá, na briga pela prefeitura, é o ex-prefeito Rodrigo Damasceno.


FATO A REGISTRAR


A secretaria de Educação entregou até aqui 36 mil tablets para os alunos da rede pública estadual de ensino, ano passado. Para este ano está projetada a entrega de mais 60 mil. É um avanço para auxiliar na qualidade de ensino. O Gladson, queira-se ou não, investiu muito na melhoria do ensino e no atendimento das reivindicações do magistério.


BOM GESTOR E ARTICULADOR


Mas, também, boa parte dessa ação na área educacional, se deve ao trabalho do secretário de Educação, Aberson Carvalho, um dos destaques da equipe do Gladson. Além de bom gestor, o Aberson transforma as pautas do governo em ganhos políticos para o Gladson. É, dentro do governo, um dos melhores articuladores políticos.


CEDO, MAS NÃO SERÁ FÁCIL


É cedo. A campanha não começou. E, durante a campanha, o vento pode mudar de rumo. Mas pode-se dizer que não será fácil tirar o prefeito Tião Bocalom do segundo turno. É apenas uma observação de momento. Vamos aguardar o andar da carruagem e as pesquisas.


FRASE MARCANTE


“Dizer que um livro é moral ou imoral não faz sentido, um livro é bem ou mal escrito, apenas isso”. Oscar Wilde.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.