Menu

Pesquisar
Close this search box.

Mais de 20 toneladas de lixo são removidas após folia no carnaval de Rio Branco

Lixo em Rio Branco após festas de ano novo — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os garis e margaridas trabalharam bastante neste carnaval e já recolheram, até essa sexta-feira, 13, segundo Joabe Lira, da Secretaria de Cuidados com a Cidade, cerca de 20 toneladas de lixo nos pontos de festa deste carnaval em Rio Branco.


“Estamos com 100 pessoas diariamente fazendo essa limpeza, na Praça da Revolução, na Gameleira e outros pontos, a exemplo do Tucumã”, disse Lira, que mandou espalhar mais containers e lixeiras para que se possa manter o ambiente de festa o mais limpo possível.

Anúncios


Segundo Lira, a limpeza é uma preocupação especial do prefeito Tião Bocalom, que determinou atenção a essa área durante o carnaval na cidade.


De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), durante a folia, houve aumento significativo na produção de lixo, incluindo latinhas de cerveja, garrafas de água, serpentinas, confetes e adereços. Isso resulta em toneladas de resíduos que, se descartados sem critério, podem contaminar rios, e igarapés, além de obstruir bueiros, especialmente em dias de chuva.


Segundo o secretário de Meio Ambiente do município, Carlos Nasserala, nessa época de muita festa, quando as pessoas aproveitam a folia para desestressar, pode-se evitar desgaste ao meio ambiente.


“Algumas atitudes mais conscientes e sustentáveis ajudam a diminuir os impactos negativos ao meio ambiente e não impedem de brincar, pular o Carnaval”, disse.


Pensando em unir o útil ao agradável, a Semeia elencou sugestões para que as pessoas aproveitassem o Carnaval de maneira responsável em relação ao meio ambiente e aos espaços públicos.


Jogue o lixo no lixo: essa dica pode até parecer óbvia, mas na hora da folia muitas pessoas esquecem que o lixo deve ser descartado no lixo. Os resíduos acumulados nas vias podem entupir bueiros (como falado anteriormente), aumentar os riscos de enchentes, além de colocar em risco o meio ambiente e sua fauna e flora. Então, tente produzir a menor quantidade de lixo possível e, o que for gerado, guarde em uma sacola ou mochila até encontrar um local adequado para o descarte”, informou a Semeia.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido