Menu

Pesquisar
Close this search box.

Acre tem a maior queda em homicídios do país com redução de 33,5%

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Atlas da Violência 2023, do Ipea, afirma que vários Estados apresentaram queda na taxa de homicídios entre 2020 e 2021, sendo que o Acre foi o que obteve maior redução: -33,5% no período.


Em seguida, aparecem Sergipe e Goiás, com -20,3% e -18,0% respectivamente. Os maiores aumentos percentuais no último ano ocorreram no Amazonas, no Amapá e em Rondônia, com +34,9%, +17,1% e +16,2%, respectivamente, evidenciando o problema já indicado na região Norte.

Anúncios


A diminuição das taxas de homicídio aconteceu em praticamente todas as regiões, com exceção da região Norte. Desde 2016, esse índice de violência vinha diminuindo nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul.


Conforme analisado nos Atlas da Violência 2019 e 2020, consideramos que três fatores ajudaram a impulsionar a diminuição dos homicídios ao longo da década em várias Unidades Federativas. Além do armistício na guerra entre as maiores facções do país pelo controle do corredor internacional de drogas nas regiões Norte e Nordeste, houve a mudança do regime demográfico, rumo ao envelhecimento da população, com a subsequente diminuição do número de jovens. Por fim, em alguns estados e municípios brasileiros houve a implementação de ações e programas qualificados de segurança pública.


Outro ponto que chama atenção nessa tabela é o fato de que, nos últimos cinco anos, entre 2016 e 2021, doze Unidades da Federação tiveram redução substancial em suas taxas de homicídio, superiores a 30%, sendo que sete UFs obtiveram reduções superiores a 40%. Quando tomado como referência o ano de 2017, em que houve o auge de mortes relacionadas à guerra entre as grandes facções criminais e aliados regionais no Norte e Nordeste do país, observaram-se substanciais reduções nas taxas de homicídios exatamente nos estados dessas regiões, sendo que o Acre logrou uma diminuição de 63,7% até 2021. E, como exceção à regra, o estado do Amazonas obteve crescimento dessas mortes de 3,2% no período.


Homens, adolescentes e jovens adultos entre 15 e 29 anos são os que mais apresentam risco de serem vítimas de homicídios, diz o Atlas. Entre 2020 e 2021, a taxa de homicídios de jovens nessa faixa etária caiu 44,4% no Acre, a maior queda no segmento.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido