Menu

Pesquisar
Close this search box.

Chuvas colocam Defesa Civil em atenção para o risco de cheias e enxurradas em todo o Acre

Foto: Sérgio Vale/Ac24horas
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Com a intensificação das chuvas logo no começo do ano, os órgãos ligados à Defesa Civil, tanto municipal quanto estadual, entraram em nível de atenção em todo o estado para o risco de cheias e enxurradas.


Com quase 100 milímetros de precipitação pluviométrica entre a noite de quarta-feira, 3, e a manhã desta quinta, 4, Rio Branco está atenta aos igarapés, de maneira especial o São Francisco, que corta grande parte da área urbana.

Anúncios


Nesta quinta-feira, a Coordenadoria da Defesa Civil Municipal de Rio Branco (COMDEC) recomendou que moradores da área de influência do igarapé São Francisco se antecipassem em sair de suas casas.


Já a coordenadoria da Defesa Civil Estadual afirmou que o Estado está acompanhando de perto as coordenadorias dos municípios e auxiliando nas informações a fim de garantir suporte com dados técnicos.


“O governo do Acre, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, está de prontidão e, caso ocorra algum evento adverso, as instituições de governo estão prontas”, assegurou o coordenador estadual, coronel Carlos Batista.


A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) reforçou a preocupação em todo o estado e informou que os órgãos ligados à agenda ambiental têm se preparado para prestar suporte e assistência às populações suscetíveis, no caso de necessidade.


Com relação aos rios, o Juruá em Cruzeiro do Sul, é o que mais preocupa no momento, com nível de 11,15 metros e se aproximando da cota de alerta, que é de 11,80 metros.


Em Rio Branco, o Rio Acre atingiu 6,43 metros na manhã desta quinta-feira, sendo que a cota de alerta é de 13,50m – por enquanto, a Defesa Civil está fazendo apenas uma medição por dia na capital.


Em material publicado pela estatal Agência de Notícias do Acre, a secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, explicou que a pasta estadual está trabalhando de maneira conjunta com os outros órgãos no sentido de assessoramento de informações técnicas e previsões climatológicas.


“O estado, através da Sema, com a Sala de Situação, atua no monitoramento diário para acompanhamento das informações e previsões climatológicas que subsidiam as tomadas de decisões dos gestores frente a eventos críticos de forma integrada com todos os agentes ligados ao sistema de meio ambiente”, disse.


Previsão de chuvas


Aviso meteorológico emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), previu a possibilidade de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou até 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h) em boa parte do estado, com duração até às 10h desta sexta-feira, 5.


Com isso, a população deve estar atenta à possibilidade de cheias repentinas de igarapés na capital acreana e pontos de alagamentos. A orientação é que em casos emergenciais seja acionado o canal 193.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido