Menu

Pesquisar
Close this search box.

Cooperativas extrativistas suspendem compra de borracha em Xapuri até maio

Foto: Ahmad Jarrah
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Cooperativa Agroextrativista de Xapuri (Cooperxapuri), associada da Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre), anunciou que a compra de borracha junto a seringueiros de Xapuri estará suspensa no período de 10 de janeiro a 2 de maio deste ano.


De acordo com Sebastião Aquino, presidente da Cooperxapuri, a medida ocorre, além das dificuldades impostas pelo período chuvoso, em razão de a meta de contratações já ter sido atingida. “Então, a empresa está reorganizando a sua cadeia de compra do produto”, informou.

Anúncios


Ainda segundo Aquino, muitos produtores estão informados dessa situação, mas há aqueles que estão produzindo com a intenção de trazer borracha para ser vendida entre os dias 1º e 20 de janeiro, com vistas à Festa de São Sebastião, o que, segundo ele, não será possível.


O destino da produção de borracha comprada pelas cooperativas extrativistas é a empresa francesa Veja, que produz calçados orgânicos para o mercado europeu. A parceria teve importância fundamental na retomada da valorização do produto para o seringueiro.


Criada em 2005, em Paris, na França, a Veja/Vert é hoje uma das empresas compradoras da borracha que melhor paga por serviços ambientais – compensação por práticas de conservação de áreas de preservação – de acordo com as cooperativas que fazem a compra da produção na Reserva Extrativista Chico Mendes.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido